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Título: Comportamento mecânico de misturas solo, cal e RCD para uso em pavimentos
Título(s) alternativo(s): Mechanical behavior of soil, lime and CDW mixtures for paving
Autor(es): Teixeira, Wagner
Orientador(es): Izzo, Ronaldo Luis dos Santos
Palavras-chave: Pavimentos
Solos - Compactação
Rodovias - Projetos e construção
Cal - Aplicações industriais
Resíduos como material de construção
Mecânica do solo
Solos - Testes
Engenharia civil
Pavements
Soil compaction
Roads - Design and construction
Lime - Industrial applications
Waste products as building materials
Soil mechanics
Soils - Testing
Civil engineering
Data do documento: 17-Mai-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TEIXEIRA, Wagner. Comportamento mecânico de misturas solo, cal e RCD para uso em pavimentos. 2019. 100 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A sustentabilidade na engenharia é um tópico complexo e em constante debate. No campo da pavimentação, exige-se cada vez mais das rodovias, sobretudo maior durabilidade e melhor qualidade. Para um solo misturado com cal, são vários os fatores que influenciam o seu comportamento mecânico, como: a quantidade de cal, a porosidade, o tempo de cura e o teor de umidade. Com as variáveis definidas e estudadas, metodologias de dosagem podem ser criadas e adaptadas. Para que a aplicabilidade de determinado resíduo seja vantajosa no melhoramento de um solo, ele deve ser submetido a diversos ensaios mecânicos para verificar o atendimento das exigências mínimas. O objetivo deste trabalho é estudar os fenômenos envolvidos na estabilização de um solo tropical através da adição de cal e no seu melhoramento com a adição de resíduos da construção e demolição. Optou-se por analisar as variáveis que, direta ou indiretamente, influenciam o comportamento do solo natural da Formação Geológica de Guabirotuba. As variáveis consideradas são: teor de cal, porosidade, teor de umidade de moldagem e tempo de cura. Os ensaios de caracterização realizados foram: granulometria, limites de Atterberg, pH, densidade real dos grãos e expansibilidade. Os ensaios de resistência realizados foram: compressão simples, tração por compressão diametral, índice de suporte Califórnia e módulo resiliente. A adição de cal reduziu a expansibilidade em 87,5%. Os ensaios de Módulo Resiliente apontaram que as misturas solo-cal e solo-cal-RCD se comportam como misturas argilo-arenosas, e os resultados aumentaram conforme a maior quantidade de cal e RCD. Foi observado que, para dimensionamento de um pavimento, é possível aplicar as seguintes misturas: energias intermediária e modificada da mistura solo-cal de 9% de cal e misturas solo-cal-RCD M1 e M2 para reforço de subleitos; energia modificada da mistura solocal-RCD M1 e energias intermediária e modificada da mistura solo-cal-RCD M2 para sub-bases e energia modificada da mistura solo-cal-RCD M2 para bases.
Abstract: Sustainability in engineering is a complex topic and through continuous debate. In the field of paving, higher quality of highways are demanded, as well as greater durability. For a soil mixed with lime, several factors influence its mechanical behavior: lime content, porosity, aging and moisture content. With the variables defined and analised, dosage methods can be established and adapted. In order to the applicability of a specific waste, to be adequate in the improvement of a soil, it is submitted to several mechanical tests, aiming at the minimum requirements. The goal is to study the stabilization of a tropical soil through addition of lime and its improvement through addition of construction and demolition waste. It was decided to study the variables that direct or indirectly effect the behavior of the natural soil of the Guabirotuba Geological Formation. The selected variables are: amount of lime, porosity, water content and aging. The characterization tests were: grain size, Atterberg limits, pH, speficic gravity and expansion index. The resistance tests are: unconfined compression test, diametral compression, California bearing ratio and resilient modulus. The addition of lime reduced the expansion index by 87.5%. The Resilient Modulus assays indicated that the soil-lime and soil-lime-CDW mixtures behave as clay-sand mixtures, and the results increased as the amount of lime and CDW increased. It was observed that, for pavement design, the following mixtures can be applied: intermediate and modified efforts of the 9% soil-lime mixture and soil-lime-CDW mixtures M1 and M2 for reinforcement of subgrade; modified effort of the soil-lime-CDW M1 mixture and intermediate and modified efforts of the soil-lime-CDW M2 mixture for subbase and modified effort of the soil-lime-CDW M2 mixture for base.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4201
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