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dc.creatorFontoura, Paula Renata Silva da-
dc.date.accessioned2019-07-17T13:05:00Z-
dc.date.available2019-07-17T13:05:00Z-
dc.date.issued2018-11-09-
dc.identifier.citationFONTOURA, Paula Renata Silva da. A percepção da saúde como direito, seu conceito ampliado e os princípios do SUS na formação escolar: contribuições da Fiocruz e da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. 2018. 86 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4167-
dc.descriptionAcompanha: SUS na escolapt_BR
dc.description.abstractThis study aims to reinforce the potential and contributions of including the expanded concept of health in pedagogical activities and in the school environment, from an interdisciplinary perspective. It focuses on the social determinants of health and was formulated in 1986, during the 8th National Conference on Health - and the perception of health as a right guaranteed by the Brazilian Federal Constitution. The teaching of the principles and guidelines of the Brazilian Unified Health System (SUS) and the communication strategies for the formation of citizenship in the classroom are one of the paths presented by the work, which investigated the teachers' knowledge regarding the subject. For this, content analysis of questionnaires completed by the teachers participating in the Pedagogical Workshops of the eighth edition of the Brazilian Health and Environment Olympics of Fiocruz, held in 2016 in various regions of the country, was performed. The Pedagogical Workshops of the ninth edition of the same Olympics, which ended its activities in November 2018, was also an object of study For this, texts elaborated in a pedagogical intervention applied by the author during the workshops of Textual Production in the cities of Içara (SC ) and Ponta Porã (MS) were also analyzed. The meetings addressed, in addition to the importance of choosing sources of research and of textuality elements, the expanded concept of health; the convergence between the fields of health and the environment; the principles of the SUS, and health as rights, in the context of the Sustainable Development Goals. Based on the results, which envisaged the formation of teachers as a fertile way to reach the insertion of the aforementioned themes in the classroom, a product was developed to facilitate and allow teachers access to the contents made available by Fiocruz in regard to education. The product is intended for the use in pedagogical practice and in the school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFundação Instituto Oswaldo Cruzpt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectSaúde pública - Brasilpt_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectDireito à saúdept_BR
dc.subjectPublic health - Brasilpt_BR
dc.subjectPolítica de saúdept_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.subjectRight to healthpt_BR
dc.titleA percepção da saúde como direito, seu conceito ampliado e os princípios do SUS na formação escolar: contribuições da Fiocruz e da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambientept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoUtilizando uma perspectiva interdisciplinar, este trabalho tem como objetivo reforçar o potencial e as contribuições da inserção, nas atividades pedagógicas e no ambiente escolar, do conceito ampliado de saúde – que envolve especialmente os determinantes sociais da saúde e que foi formulado em 1986, durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde –, e da percepção da saúde como direito garantido pela Constituição Federal. O ensino dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e das estratégias de comunicação para a formação da cidadania em sala de aula, são um dos caminhos apresentados pelo trabalho, que investigou o conhecimento dos professores acerca do tema, realizando a análise de conteúdo de questionários preenchidos por eles durante as Oficinas Pedagógicas da oitava edição da Olímpiada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz, realizada no ano de 2016 em várias regiões do país. O resultado das Oficinas Pedagógicas da nona edição da iniciativa, que encerrou suas atividades em novembro de 2018, também foi objeto de estudo, com a análise dos textos elaborados em uma dinâmica aplicada pela mestranda durante as oficinas de Produção Textual nas cidades de Içara (SC) e Ponta Porã (MS). Os encontros abordaram, além da importância na escolha de fontes de pesquisa e dos elementos de textualidade, o conceito ampliado de saúde; a convergência entre os campos da saúde e meio ambiente; os princípios do SUS, a saúde como direito e metas apresentadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis. A partir dos resultados, que vislumbraram a formação de professores como um caminho fértil para chegar a inserção desses temas em sala de aula, foi desenvolvido um produto para facilitar e permitir o acesso dos professores à conteúdos disponibilizados pela Fiocruz nesse campo e que possam ser utilizados na prática pedagógica e no ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3800236372534437pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Júnior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee2Florczak, Marco Antonio-
dc.contributor.referee3Schigunov, Patrícia-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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