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Título: Previsão da vida à fadiga das barras de aço por meio do modelo de Tanaka e Mura e da teoria da distância crítica
Título(s) alternativo(s): Life prediction of steel reinforcement bars through Tanaka and Mura model and the theory of critical distance
Autor(es): Kichel, Luciene de Souza
Orientador(es): Nunes, Marina Rocha Pinto Portela
Palavras-chave: Metais - Fadiga
Análise estrutural (Engenharia)
Barras de aço
Metals - Fatigue
Structural analysis (Engineering)
Steel bars
Data do documento: 16-Abr-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KICHEL, Luciene de Souza. Previsão da vida à fadiga das barras de aço por meio do modelo de Tanaka e Mura e da teoria da distância crítica. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2019.
Resumo: Barras de aço são determinantes na resistência à fadiga de pontes em concreto armado quando o concreto está em bom estado, e podem romper sem danos aparentes na estrutura. Com o crescente volume de tráfego em pontes somado à falta de manutenção, as condições das barras de aço nessas estruturas são incertas. Como não é possível inspecionar apenas as barras, modelos de previsão da vida à fadiga podem ser empregados para calcular quantos ciclos de carregamento as barras ainda suportam. Esta pesquisa buscou prever a vida à fadiga de barras de aço laminadas à quente, trabalhadas à frio e temperadas e revenidas por meio do modelo de Tanaka e Mura e da Teoria da Distância Crítica, ambos amplamente aplicados na previsão da vida à fadiga de componentes metálicos. Para isso, a rugosidade proveniente do processo de fabricação das barras e a variação dos tamanhos dos grãos do aço foram consideradas no modelo de Tanaka e Mura, que visa calcular o número de ciclos gastos na fase de iniciação. Por meio da combinação entre os conceitos da Teoria da Distância Crítica com a Lei de Paris, o cálculo do número de ciclos para propagação foi feito levando em consideração aspectos microestruturais e geométricos das barras. A vida à fadiga das barras foi então calculada somando os números de ciclos de iniciação e propagação. A abordagem proposta foi comparada com dados experimentais da literatura e previu satisfatoriamente a vida à fadiga das barras de aço.
Abstract: Steel reinforcement bars (rebars) are determinant in the fatigue strength of reinforced concrete bridges when the concrete is in good condition and can rupture without apparent damage to the structure. The increasing volume of traffic in bridges added to the lack of maintenance, makes the conditions of the steel bars in these structures are unknown. Since it is not possible to inspect only the rebars, fatigue life prediction models can be used to calculate how many load cycles they still support. This research aim to predict the fatigue life of hot rolled, cold worked and quenched and self-tempered rebars by the Tanaka and Mura model and Theory of the Critical Distance. For this purpose, the roughness of the rebars manufacturing process and the grain size variation of the steel were considered in the Tanaka and Mura model, which aims to calculate the number of cycles spent in the initiation phase. By combining the concepts of the Theory of the Critical Distance with the Paris Law, the calculation of the number of cycles for propagation was made taking into account microstructural and geometric aspects of the rebars. The fatigue life of the rebars was then calculated by adding the numbers of initiation and propagation cycles. The proposed approach was compared to experimental data from the literature and it has satisfactorily predicted the fatigue life of rebars.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4097
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