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Título: Fatores que influenciam o desempenho docente da pós-graduação stricto sensu na área de engenharias III no Brasil
Título(s) alternativo(s): Influential factors on professors’ performance of the stricto sensu graduate in engineering III area in Brazil
Autor(es): Teixeira, Tatiane
Orientador(es): Picinin, Claudia Tania
Palavras-chave: Educação - Estudo e ensino (Pós-graduação)
Engenharia - Estudo e ensino
Professores universitários
Desempenho - Avaliação
Education - Study and teaching (Graduate)
Engineering - Study and teaching
College teachers
Performance - Evaluation
Data do documento: 4-Fev-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TEIXEIRA, Tatiane. Fatores que influenciam o desempenho docente da pós-graduação stricto sensu na área de engenharias III no Brasil. 2019. 216 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: O objetivo desta dissertação é relacionar os fatores listados na literatura com a percepção dos docentes inseridos na pós-graduação com nota 6 e 7 da Capes, da área de engenharias III no Brasil. A metodologia é dividida em duas partes, sendo que uma trata do método para a construção da revisão de literatura e a outra apresenta o método para aplicação da pesquisa e análise dos dados. A revisão da literatura consiste na busca de estudos no período entre 2008 e 2018 nas bases Scopus e Web of Science, utilizando as palavras chaves: desempenho, professor e pós-graduação, que contribuíram para mapear 79 fatores distribuídos em oito categorias nomeadas nesta pesquisa como: (i) desempenho pedagógico, científico e didático, (ii) formação do professor, (iii) método de ensino, (iv) atualização pedagógica, (v) saúde, (vi) gestão do conhecimento, (vii) perspectiva dos alunos e (viii) produção científica. Destacaram-se 32% dos estudos com fatores associados a produção científica, 16% estudam a formação do professor, 14% estão alocados na categoria desempenho pedagógico, científico e didático e 14% na categoria métodos de ensino. A aplicação da pesquisa foi realizada por meio de questionário enviado para 235 professores, distribuídos em dez universidades: ITA (39 docentes), UFRJ (12 docentes), PUC/PR (12 docentes), UFSC (43 docentes), UFRGS (30 docentes), UFPE (13 docentes), UFRGS (16 docentes), PUC/RIO (18 docentes), UFU (27 docentes) e UFRJ (26 docentes). Foram obtidos 61 retornos, que correspondem a 25,96% dos questionários enviados. A análise dos dados foi realizada por meio do software Statistical Package for the Social Sciences SPSS, versão 23, contemplando análise das frequências, teste t independente por meio de dois grupos (homens e mulheres), estudos de correlação e análise qualitativa. Os resultados mostraram que na percepção dos docentes, existem 98 fatores que influenciam no desempenho docente da pós-graduação. Esses fatores foram alocados em 24 categorias, sendo que seis destas categorias são similares com a literatura: produção científica, formação do professor, métodos de ensino, perspectiva dos alunos, saúde e gestão do conhecimento. E outras 18 categorias também foram mencionadas pelos docentes, mas n~ao constam na literatura: avaliação do programa, capacidade de atrair alunos, estrutura da cidade, acolhimento do professor ao programa, colaboração com a indústria, cenário nacional, feedback, excesso de trabalho, qualidade dos discentes, remuneração, ambiente para pesquisa, experiências internacionais, disponibilização de recursos, desafios/ineditismo, perfil profissional, satisfação no trabalho, apoio administrativo aos docentes e trabalho em equipe. Os fatores citados com maior incidência pelos docentes foram alocados nas categorias: perfil pessoal (27,9%), disponibilização de recursos (24,60%) e produção científica (14,8%).
Abstract: This dissertation aims to relate the factors listed in the literature to the perception of professors inserted in the graduate with grade 6 and 7 of Capes, in the engineering III area in Brazil. The methodology is divided in two parts, the former treating the literature review construction method, and the last presents the research application and data analysis method. The literature review is the research of studies in the Scopus and Web of Science databases between 2008 and 2018, using the keywords: performance, professor and graduate, which contributed to map 79 factors distributed in eight categories named as: (i) pedagogical, scientific and didactical performance, (ii) professor training, (iii) teaching methods, (iv) pedagogical update, (v) health, (vi) knowledge management, (vii) students’ perspective and (viii) scientific production. Among the 32% of the studies with factors associated to the scientific production, 16% studied the professor training, 14% are in the pedagogical, scientific and didactical performance category and other 14% are in the teaching methods one. The research application was made through a questionnaire sent to 235 professors from ten universities: ITA (39 professors), UFRJ (12 professors), PUC/PR (12 professors), UFSC (43 professors), UFRGS (30 professors), UFPE (13 professors), UFRGS (16 professors), PUC/RIO (18 professors), UFU (27 professors) and UFRJ (26 professors). 61 responses were obtained, which are about 25,96% of the questionnaires sent. The data analysis was made through the Statistical Package for the Social Sciences SPSS software, version 23, contemplating attendance analysis, T test independent through two groups (men and women), studies of correlation and qualitative analysis. The results showed that in the professors’ perception, there are 96 influential factors on graduate professors’ performance. These factors were placed in 24 categories, in which 6 of them are similar to the literature: scientific productions, professor training, teaching methods, students’ perspective, health, and knowledge management. The professors also mentioned other 18 categories, which there are not in the literature: program evaluation, ability to attract students, city structure, professor reception to the program, industry collaboration, national scenario, feedback, overwork, students’ quality, payment, research environment, international experiences, resources availability, challenges/uniqueness, professional profile, work satisfaction, administrative support to professors and teamwork. The factors that professors more cited were placed in the categories: personal profile (27,9%), resources availability (24,60%) and scientific production (14,8%).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3937
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