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Título: Aplicativo para dispositivo móvel direcionado aos usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Mobile device app directed to the users of the Emergency Care Units (UPA) 24 hours of Curitiba
Autor(es): Riquetta, Atalaha Carvalho Barcellos
Orientador(es): Barros, Frieda Saicla
Palavras-chave: Aplicativos móveis - Desenvolvimento
Serviços médicos de emergência
Serviços ao cliente
Saúde pública - Inovações tecnológicas
Interface de usuário baseada na Web
Aplicações Web - Avaliação
Mobile apps - Development
Emergency medical services
Customer services
Public health - Technological innovations
Web-based user interfaces
Web applications - Evaluation
Data do documento: 29-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIQUETTA, Atalaha Carvalho Barcellos. Aplicativo para dispositivo móvel direcionado aos usuários das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Curitiba. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As Unidades de Pronto Atendimento 24 Horas (UPAs) de Curitiba foram implementadas com o principal intuito de assistir pacientes em casos de urgência/emergência. Entretanto, em função de grande parte das patologias, em qualquer gravidade, serem atendidas em menor tempo com realização imediata de determinados exames (laboratoriais, radiografias e eletrocardiograma), em relação às Unidades Básicas de Saúde (UBS), as UPAs se tornaram alvo de superlotação e frequentes conflitos entre pacientes e profissionais da saúde. Buscando atender os usuários de acordo com o grau de severidade de seus quadros clínicos, as UPAs organizam a fila de espera com base no Protocolo de Manchester. Na ala de triagem, a equipe de enfermagem separa os pacientes por níveis/cores, representativos de um tempo máximo para o primeiro contato com o médico. Contudo, a falta de compreensão sobre esse processo gera discussões, pois todos desejam ser atendidos rapidamente e, o número exacerbado de pessoas buscando assistência nas unidades, principalmente apresentando quadros não urgentes/emergentes, ocasionam prazos ainda maiores para o atendimento, comprometendo a assistência de casos graves. Com base nos problemas causados pela superlotação e falta de informação, foi criado nesse projeto um aplicativo (app) para dispositivo móvel de sistema Android, por meio do software Microsoft Visual Studio na plataforma de integração Xamarin.Forms. Este aplicativo oferece dados sobre a localização das UPAs e suas rotas, definição da classificação de risco e os sintomas pertencentes a esta, número de pacientes aguardando atendimento por classificação, explicação de termos técnicos e informações gerais de funcionamento. O aplicativo foi disponibilizado na plataforma Google Play Store em modo fechado, para participantes liberados por meio de seus e-mails. Para analisar os benefícios, a utilidade, a facilidade e a qualidade do app, 51 pessoas responderam o teste de usabilidade pelo Google.Forms. Os resultados indicaram alta aceitação do público, considerando que apenas entre 1 a 3 pessoas foram desfavoráveis às características do aplicativo. Algumas indicações de alterações feitas pelos participantes, como por exemplo diminuir o tamanho do aplicativo, são muito úteis e serão consideradas numa possível continuidade do projeto. Concluiu-se que este aplicativo pode ser de grande auxilio para a população que utiliza esses serviços de emergência em Curitiba.
Abstract: The 24-hour Emergency Care Units (UPAs) in Curitiba were implemented with the main purpose of assisting patients in urgency/emergency situations. However, due to the fact that most of the pathologies, in any severity, were attended in a shorter time with the immediate accomplishment of certain tests (laboratory, radiography and electrocardiogram), in relation to Basic Health Units (UBS), UPAs became overcrowded with frequent conflicts between patients and health professionals. In order to meet the users according to the degree of severity of the clinical condition, the UPAs organize the queue based on the Manchester Protocol. In the screening ward, the nursing team separates the patients by levels/colors, in relation of a maximum time for the first contact with the doctor. However, the lack of understanding about this process generates discussions, since everyone wants to be attended quickly, and the exacerbated number of people seeking assistance in the units, especially presenting non-urgent/ emergent clinical conditions, cause even greater deadlines for servisse, compromising the assistance of serious cases. Based on the problems caused by overcrowding and lack of information, an Android system mobile application (app) was created in this Project, using Microsoft Visual Studio software on the Xamari.Forms integration platform. This application offers data about the location of the UPAs and its routes, definition of the risk classification and the symptoms belonging to it, number of patients awaiting care by classification, explanation of technical terms and general information of operation. The app has been made available on the Google Play Store platform in closed mode for participants released through their emails. To review the benefits, usability, ease and quality of the app, 51 people responded to the usability test by Google.Forms. The results indicated high public acceptance, considering that only between 1 and 3 people were unfavorable to the characteristics of the application. Some indications of changes made by participants, such as decreasing the size of the application, are very useful and will be considered in a possible continuity of the project. It was concluded that this application can be of great assistance to the population that uses these emergency services in Curitiba.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3932
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