Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Josyleine Aparecida Bento da-
dc.date.accessioned2019-02-27T15:56:54Z-
dc.date.available2019-02-27T15:56:54Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.identifier.citationSILVA, Josyleine Aparecida Bento da. Objetos de aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria: revelando elementos a partir do movimento histórico e lógico. 2018. 123 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3892-
dc.descriptionAcompanha: O objeto de aprendizagem: o skate e a trigonometriapt_BR
dc.description.abstractThe transformations which society have been through due to access to Information and Communication Technology reverberate in the way which teaching is planned. The Information and Communication Technology offer several pedagogical resources and teaching and learning instruments. Among these, there are the Leaning Objects. It's understood that the selection by the teacher of a Learning Object is a task that needs to be theoretically substantiated, so it can contribute to the building of the student's theoretical knowledge. Thus, this current research aims to analyze the LO's content applied at trigonometry teaching using elements from the historical and logical movement. The analyze of these elements has been substantiated in the assumptions of the historical cultural theory, from Vigotsky and his followers, among then Leontiev and Davydov, and according to the study of the dialectical historical and logical pair, from the historical-dialectical materialistic theory of Karl Marx and Friedrich Engels. The study of the historical and logical movement allows the teacher to recognize new conceptual links and the essence of determinated shape of knowledge in it's steps of emergence and development, considering that the logical (movement of thought) reflects historical aspects relations to needs that culminate to the arising of the object of knowledge. To reach the objective proposed in this research, some methodological actions have been done: the study of elements of the historical and logical movement of the trigonometry teaching following the thoughts from the authors studied in the literature review; the selection and analyzes of Learning Objects applied at trigonometry studying in repositories on the internet, to check the presence of the elements presented on the previous step, in the situations proposed by these objects. The analyzes realized on the Learning Objects revealed aspects of conduction of the student's empirical thought. Looking for overcoming some of these aspects, a learning object has been made as an educational product, with situations which contemplate the conceptual links studied in the historical and logical movement and allow the teacher forward the formation of the student's theoretical thought related to the basics concepts from trigonometry.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTrigonometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Filosofiapt_BR
dc.subjectMaterialismo dialéticopt_BR
dc.subjectMaterialismo históricopt_BR
dc.subjectTrigonometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectMathematics - Philosophypt_BR
dc.subjectDialectical materialismpt_BR
dc.subjectHistorical materialismpt_BR
dc.titleObjetos de aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria: revelando elementos a partir do movimento histórico e lógicopt_BR
dc.title.alternativeLearning objects applied to the teaching of trigonometry: revealing elements from the historical and logical movementpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoAs transformações pelas quais a sociedade vem passando, devido ao acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação, repercutem na forma como o ensino é planejado. As Tecnologias de Informação e Comunicação oferecem vários recursos pedagógicos e instrumentos de ensino e aprendizagem. Entre estes instrumentos, se encontram os Objetos de Aprendizagem (OA). Entende-se que a seleção de um Objeto de Aprendizagem pelo professor é tarefa a ser fundamentada teoricamente, para que esse possa contribuir para a construção do conhecimento teórico do estudante. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o conteúdo de OA aplicados ao ensino da trigonometria usando elementos do movimento histórico e lógico. A análise desses elementos se fundamentou nos pressupostos da teoria histórico-cultural, a partir Vigotski e seus seguidores, entre eles Leontiev e Davydov, e de acordo com o estudo do par dialético histórico e lógico, da teoria materialista histórico-dialético de Karl Marx e Friedrich Engels. O estudo do movimento histórico e lógico possibilita ao professor reconhecer os nexos conceituais e a essência de determinada forma de conhecimento em suas etapas de surgimento e desenvolvimento, considerando que o lógico (movimento do pensamento) reflete aspectos históricos relativo às necessidades que culminaram para o surgimento do objeto de conhecimento. Para alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa, foram realizadas algumas ações metodológicas, entre elas: estudo de elementos do movimento histórico e lógico do ensino da trigonometria à luz dos pensamentos dos autores estudados na revisão de literatura; seleção e análise de Objetos de Aprendizagem aplicados ao ensino da trigonometria em repositórios na internet, para verificar a presença dos elementos apresentados na etapa anterior, nas situações propostas por esses objetos. As análises realizadas sobre os Objetos de Aprendizagem, revelaram características de condução do pensamento empírico nos estudantes. Em busca de superação de algumas destas características, foi gerado um objeto de aprendizagem como produto educacional com situações que contemplem os nexos conceituais estudados no movimento histórico e lógico e possibilitem ao professor o encaminhamento à formação do pensamento teórico dos estudantes relacionado aos conceitos básicos de trigonometria.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9210346196705250pt_BR
dc.contributor.advisor1Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3750368511104051pt_BR
dc.contributor.referee1Panossian, Maria Lucia-
dc.contributor.referee2Motta, Marcelo Souza-
dc.contributor.referee3Sousa, Maria do Carmo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Silva, Josyleine Aparecida Bento da_2018.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Silva, Josyleine Aparecida Bento da_2018_1.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.