Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Pablo Alex Laroca-
dc.date.accessioned2019-02-27T14:42:20Z-
dc.date.available2019-02-27T14:42:20Z-
dc.date.issued2019-02-13-
dc.identifier.citationGOMES, Pablo Alex Laroca. Modelo de construção de ambiente de ensino e aprendizagem a distância para estudantes com saúde vulnerável. 2019. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3888-
dc.descriptionAcompanha produção técnica com mesmo títulopt_BR
dc.description.abstractThe present study aimed to propose a model for the construction of a distance teaching and learning environment for students with vulnerable health. High school students in hospital or home health care may have their educational process and preparation for access to higher education compromised. Thus, the present study brought as subjects 45 teachers in high school, considering them as able to bring their perceptions about the configuration of distance teaching and learning environments for students with vulnerable health, using the Moodle platform as an object of the developed model. From the Portuguese Language content program of the 3rd year of High School it was possible to supply with the most varied educational resources the developed Moodle platform and thus confirm the applicability of the model proposed by this research. Although this educational product was developed for students in the 3rd year of High School, it can be easily adapted to other modalities of Basic Education, suggesting that future research also consider the perception of students hospitalized or in home treatment, in order to make the necessary adaptations to meet their wishes and needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEnsino à distânciapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstudantes - Saúde e higienept_BR
dc.subjectShared virtual environmentspt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectStudents - Health and hygienept_BR
dc.titleModelo de construção de ambiente de ensino e aprendizagem a distância para estudantes com saúde vulnerávelpt_BR
dc.title.alternativeModel for the construction of a distance teaching and learning environment for students with vulnerable healthpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral propor um modelo de construção de ambiente de ensino e aprendizagem a distância para estudantes com saúde vulnerável. Estudantes da fase final do Ensino Médio que estão em tratamento de saúde hospitalar ou domiciliar podem ter o seu processo educacional e a sua preparação para acesso ao ensino superior comprometidos. Sendo assim, o presente estudo trouxe como sujeitos 45 professores atuantes no ensino médio, considerando-os como aptos a trazer suas percepções sobre a configuração de ambientes de ensino e aprendizagem a distância para estudantes com saúde vulnerável, utilizando-se da plataforma Moodle como objeto de aplicação do modelo desenvolvido. A partir do programa de conteúdos de Língua Portuguesa do 3º ano do Ensino Médio foi possível abastecer com os mais variados recursos educacionais a plataforma Moodle desenvolvida e assim confirmar a aplicabilidade do modelo proposto por esta pesquisa. Apesar desse produto educacional ter sido desenvolvido para alunos do 3º ano Ensino Médio, o mesmo pode ser facilmente adaptado para outras modalidades da Educação Básica, sugerindo que pesquisas futuras também considerem a percepção de alunos hospitalizados ou em tratamento domiciliar, com vistas a fazer adaptações necessárias ao atendimento de seus anseios e necessidades.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6736635906475241pt_BR
dc.contributor.advisor1Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6457056051910603pt_BR
dc.contributor.referee1Vaz, Maria Salete Marcon Gomes-
dc.contributor.referee2Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee4Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Gomes, Pablo Alex Laroca_2019.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Gomes, Pablo Alex Laroca_2019_1.pdf494,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.