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Título: Composição de banca examinadora em concurso público para professor do magistério federal: uma proposta para a UTFPR
Título(s) alternativo(s): Composition of examining board in public tender for professor of the federal magisterium: a proposal for UTFPR
Autor(es): Lago, Angela Luiza
Orientador(es): Carvalho, Hilda Alberton de
Palavras-chave: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Concursos
Universidade e faculdades - Corpo docente - Concurso
Universidades e faculdades públicas - Administração de pessoal
Professores universitários - Treinamento
Professores universitários - Paraná - Concursos
Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Competitions
Universities and colleges - Faculty - Competitions
Public universities and colleges - Personnel management
College teachers - Training of
College teachers - Paraná - Competitions
Data do documento: 23-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LAGO, Angela Luiza. Composição de banca examinadora em concurso público para professor do magistério federal: uma proposta para a UTFPR. 2018. [99] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O concurso é a maneira de seleção utilizada atualmente para o ingresso no serviço público, salvo algumas exceções previstas em lei. Para os cargos de Professor do Magistério Federal das Instituições Federais de Ensino, os certames têm características específicas, pois há o contato entre os avaliadores e candidatos em diversas etapas antes do resultado final, tornando assim mais evidente a necessidade de se estabeleceram critérios adequados para a composição de bancas examinadoras, de modo a garantir a legalidade na avaliação, mantendo a igualdade de condições para todos que participam dos processos de seleção. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral propor um conjunto de critérios relacionados à composição de bancas examinadoras de concurso público para o cargo de Professor do Magistério Federal na UTFPR. A metodologia utilizada consiste em pesquisa descritiva e documental, tendo como instrumento de coletas de dados o questionário. A população é composta por um grupo de docentes pertencentes ao quadro de universidades federais. As Instituições Federais de Ensino complementam a população estudada, por meio de seus documentos normatizadores de concursos públicos. Para a coleta de dados foram utilizadas múltiplas fontes de evidência: documentos institucionais, questionários e ações judiciais. Os resultados demonstram que é preciso aperfeiçoar as normas de concursos públicos, no que tange ao impedimento e suspeição de bancas examinadoras, definindo critérios que transpareçam uma conduta impessoal dos avaliadores. Além da análise documental relacionada à aplicação do questionário, a apreciação das práticas utilizadas pelas instituições no decorrer do certame, que envolvem a banca examinadora, permite concluir que há necessidade de se estabelecerem elementos que reforcem a transparência e o comprometimento dos avaliadores, para que possam trazer, efetivamente, os resultados esperados. A pesquisa permitiu compreender os aspectos referentes à atuação da banca examinadora em outras instituições e demonstrou a necessidade de aprimoramento das práticas utilizadas atualmente.
Abstract: The public tender is the way of selection currently used to enter the public service, except for some exceptions provided by law. For the positions of Professor of the Federal Magisterium of Federal Educational Institutions, the events have specific characteristics, since there is contact between the evaluators and candidates in several stages before the final result, thus making more evident the need to establish adequate criteria for the composition of examining boards, in order to guarantee the legality of the evaluation, maintaining a level playing field for all those who participate in the selection processes. In this way, this work has as general objective to propose a set of criteria related to the composition of public examining boards for the position of Professor of the Federal Magisterium. The methodology used consists of descriptive and documentary research, having as instrument of data collection the questionnaire. The population is composed of a group of professors who belong to the Federal universities. The Federal Institutions of Education complement the studied population, through its normative documents of public tenders. For data collection, multiple sources of evidence were used: institutional documents, questionnaires and lawsuits. The results show that it is necessary to improve the rules of public procurement, regarding the impediment and suspicion of examining boards, by defining criteria that show an impersonal behavior of the evaluators. In addition to the documentary analysis related to the application of the questionnaire, the evaluation of the practices used by the institutions during the course of the event, involving the examining board, concludes that there is a need to establish elements that reinforce the transparency and commitment of the evaluators, so that they can effectively bring the expected results. The research allowed to understand the aspects related to the performance of the examining board in other institutions and demonstrated the need to improve the practices currently used.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3883
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