Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3869
Título: The Urban Dictionary e o uso da metalinguagem na produção de dicionários virtuais colaborativos
Título(s) alternativo(s): The Urban Dictionary and the use of metalanguage in the production of collaborative virtual dictionaries
Autor(es): Puppi, Bárbara Branco
Orientador(es): Nunes, Paula Ávila
Palavras-chave: Enciclopédias e dicionários - Desenvolvimento
Dicionários eletrônicos
Enciclopédias e dicionários - Avaliação
Recursos eletrônicos de informação - Avaliação
Metalinguagem
Análise linguística
Encyclopedias and dictionaries - Development
Electronic dictionaries
Encyclopedias and dictionaries - Evaluation
Electronic information resources - Evaluation
Metalanguage
Linguistic analysis (Linguistics)
Data do documento: 3-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PUPPI, Bárbara Branco. The Urban Dictionary e o uso da metalinguagem na produção de dicionários virtuais colaborativos. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa reside em analisar verbetes que circulam no The Urban Dictionay (TUD) para averiguar se os usuários-autores mobilizam conhecimentos metalinguísticos ao produzirem as definições que compõem o conteúdo da plataforma em questão. Para cumprir com esse objetivo, buscamos fundamentação em García (2000) para apresentar o conceito de tecnologia que direcionou o desenvolvimento da pesquisa; exploramos aspectos referentes ao processo de feitura de dicionários elaborados por especialistas, para então os distinguir dos dicionários virtuais construídos colaborativamente a partir do conhecimento de amadores. Para isso, exploramos as ideias de Biderman (1981), Vilela (s/d), Krieger (2006), Bevilacqua e Finatto (2006), Almeida & Gomes (2012) e outros; discutimos o conceito de gramatização elaborado por Auroux (1992) e como ele se aplica à pesquisa; buscamos referência nos estudos de Levy (1999) para discorrer acerca do nascimento do ciberespaço e qual a relação dele com a produção colaborativa de conteúdo, articulada por Shirky (2008) e com o objetivo desta pesquisa. No decorrer do trabalho, descobrimos que o ciberespaço não traz consigo formas inéditas de comunicação e ação humana, mas nos permite reconfigurar práticas que já eram comuns entre nós. Uma das práticas que o ciberespaço nos deu capacidade de reelaborar foi a de produção de conteúdo. A partir da expansão do ciberespaço, conteúdos que antes eram produzidos apenas por profissionais especializados na área de conhecimento e na atividade a ser desempenhada passaram a ser produzidos por indivíduos que, inseridos em comunidades virtuais, unem suas capacidades, habilidades e interesses para produzir conteúdos e os colocar em circulação para que sejam acessados por outros usuários que possuam o mesmo interesse. O objeto de análise desta pesquisa é fruto dessa dinâmica de produção de conteúdo instaurada pelo nascimento e difusão do ciberespaço. Por ser construído a partir de definições geradas por amadores, o TUD permite que usuários não especialistas se apropriem do processo de elaboração das definições dos vocábulos presentes no dicionário. Desse modo, o TUD nos permitiu analisar se os usuários-autores envolvidos no processo de construção da plataforma mobilizam conhecimentos metalinguísticos ao produzirem as definições que circulam no dicionário. Entretanto, ao final da pesquisa, percebemos que, embora os autores-usuários do TUD demonstrem estar familiarizados com gênero verbete, há pouca mobilização de conhecimento metalinguístico, e que o não envolvimento do saber especializado pode comprometer as informações fornecidas pelos autores do TUD acerca dos termos que circulam na plataforma. Além disso, também foi possível perceber que as ferramentas de produção colaborativa geradas pela cibercultura possibilitaram um movimento de reelaboração do processo de desenvolvimento de um dicionário.
Abstract: The main objective of this research is to analyze the entries that circulate in The Urban Dictionay (TUD) to investigate if the authors mobilize metalinguistic knowledge when producing the definitions that make up the content of the platform in focus. In order to fulfill this objective we sought theoretical foundation in García (2000) to present the concept of technology that directed the development of the research; we explored aspects related to the making process of dictionaries elaborated by specialists, to distinguish them from virtual dictionaries which are built collaboratively from the knowledge of amateurs. For this it was necessary to explore the ideas of Biderman (1981), Vilela (s / d), Krieger (2006), Bevilacqua and Finatto (2006), Almeida & Gomes (2012) and others; we discussed the concept of grammatization developed by Auroux (1992) and how it applies to research; we sought reference in the studies of Levy (1999) to discuss cyberspace's origin and its relation to the collaborative production of content articulated by Shirky (2008) and to the purpose of this research. In the course of our work, we discovered that cyberspace does not bring with it unprecedented forms of communication and human action, but it allows us to reconfigure practices that were already common among us. One of the practices that the cyberspace gave us was the ability to redesign the production of content process. From the expansion of cyberspace, contents that were previously produced only by professionals specialized in the area of knowledge and in the activity to be performed began to be produced by individuals who, inserted in virtual communities, unite their abilities and interests to produce content and put them into circulation so that they can be accessed by other users who have the same interest. The object of analysis of this research results from this dynamics of content production established by both the birth and diffusion of cyberspace. Since it is constructed from definitions generated by amateurs, TUD allows non-expert users to take ownership of the process of elaborating definitions for the words that are present in the dictionary. In this way, the TUD allowed us to analyze if the users-authors involved in the process of construction of the platform mobilize metalinguistic knowledge when producing the definitions that circulate in the dictionary. However, at the end of the research, we realized that, although the TUD authors-users demonstrate familiarity with the definition genre, there is little mobilization of metallinguistic knowledge, and that the non-involvement of specialized knowledge can compromise the information the authors of TUD provide about the terms circulating on the platform. In addition, it was also possible to see that the tools of collaborative production generated by cyberculture enabled a redesigning movement of the development process of a dictionary.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3869
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Puppi, Barbara Branco_2018.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.