Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3841
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTomizaki, Cléia Rosa-
dc.date.accessioned2019-02-21T14:07:38Z-
dc.date.available2019-02-21T14:07:38Z-
dc.date.issued2018-12-13-
dc.identifier.citationTOMIZAKI, Cléia Rosa. Nos caminhos da leitura com Monteiro Lobato: conhecendo o engenhoso Dom Quixote das crianças. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3841-
dc.descriptionAcompanha: Caderno de atividades: Dom Quixote das criançaspt_BR
dc.description.abstractAiming for the literary reading practice, it must be considered that the reading became basic requirement to the human knowledge. Thus, this study deals with the teacher‟s importance as the one who mediates the literary reading and the student. Therefore, the teacher needs new reading practices, applicable methodologies and relevant texts to achieve his/her goals. This study results from the urgent necessity of presenting the literary text to elementary school pupils. Thereby, there is an approach to the relevance of the encouraging the reader formation using as a start point the literary text presentation for them. This research is substantiated on the assumptions of Lajolo (1999), Zilberman (2005), Candido (2011), Cunha (1991), Calvino (1993), among others. In face of the sad reality of a country that does not read, it must be considered that there is no reading stimulus, specially, the literary one. Against this backdrop, the question that orients this work is how stimulating the formation of literary readers using a Monteiro Lobato work. So, the search for Lobato‟s literary text justifies because it allows that the student can have new possibilities of thinking and acting. Furthermore, the Lobato‟s literary texts adaptations enable that the child knows other worlds and Universal Literature classics, for that reason, “Dom Quixote das Crianças” was chose as the corpus of this study. Thus, the main aim of it, it is presenting the Lobato‟s literary text in a way that the student feels encouraged and motivated by the literary reading so that encouragement culminates in a lifetime literary reader who reads not just the lines but also between them. In addition, this work aims to develop an Activity Book as an educational product that could be a teacher‟s guide to work with the book here mentioned in order to stimulate the student‟s literary reading. At last, there are some proposed activities about “Dom Quixote das Crianças” that some students developed them in the second shift.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectLobato, Monteiro, 1822-1848pt_BR
dc.subjectDom Quixote (Personagem fictício)pt_BR
dc.subjectReading promotionpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectDon Quixote (Fictitious character)pt_BR
dc.titleNos caminhos da leitura com Monteiro Lobato: conhecendo o engenhoso Dom Quixote das criançaspt_BR
dc.title.alternativeIn the reading ways with Monteiro Lobato: knowing the ingenious Dom Quixote das criançaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoVisando ao incentivo da prática de leitura literária, deve-se considerar a leitura ter se tornado requisito básico para formação humana. Desse modo, este trabalho trata da importância do professor como aquele que faz a ponte entre a leitura literária e o aluno. Sendo assim, ele necessita de novas práticas de leitura, metodologias aplicáveis e textos relevantes para alcançar seus objetivos. Justificando-se, à vista disso, a presente investigação pela necessidade imperativa de apresentar o texto literário de forma convidativa para crianças do Ensino Fundamental I. Esta pesquisa embasa-se em autores como Lajolo (1999), Zilberman (2005), Candido (2011), Cunha (1991), Calvino (1993), entre outros. Perante a triste realidade de um país que pouco lê, deve-se considerar que tem faltado incentivo à leitura, em especial à leitura literária. Diante desse fato, como incentivar a formação de leitores literários por meio de uma obra de Monteiro Lobato? Buscou-se em Lobato o texto literário, pois seus textos possibilitam que o aluno tenha novas formas de pensar e de agir. As adaptações de Lobato constituem-se textos literários que possibilitam à criança conhecer outros mundos e clássicos da literatura universal. Dessa forma, elegeu-se a obra Dom Quixote das crianças como corpus a ser abordado nesta averiguação. Essa dissertação tem como objetivo geral apresentar o texto literário lobatiano, de forma que o aluno se sinta incentivado e motivado pela leitura da obra. Também se objetiva, mais especificamente, desenvolver um Caderno de Atividades como produto educacional que possa servir de guia para o professor trabalhar obras de Monteiro Lobato, podendo adaptá-las para serem trabalhadas com outros autores, a fim de estimular o interesse do aluno para leitura literária. Para atingir os objetivos propostos adotou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação, visando responder ao problema de pesquisa. Apresenta-se, por fim, algumas das atividades propostas no Caderno de Atividades que foram desenvolvidas com alunos de um projeto em horário de contraturno, quando a partir dos resultados obtidos se chega à conclusão que o texto literário pode e deve ser incentivado. E assim, comprovou-se que os objetivos propostos foram atingidos, deixando um percurso a ser seguido visando a formação de jovens leitores. Portanto, almeja-se que o Caderno de atividades apresentado auxilie os professores do Ensino Fundamental I no trabalho com o incentivo à leitura literária.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1693645702981298pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Valente, Thiago Alves-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8244141803425794pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Maurício Cesar-
dc.contributor.referee2Valente, Thiago Alves-
dc.contributor.referee3Oliveira, Marilu Martens-
dc.contributor.referee4Brito, Diná Tereza de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGEN_M_Tomizaki, Cléia Rosa_2018.pdf2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGEN_M_Tomizaki, Cléia Rosa_2018_1.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons