Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWaideman, Adriele Carolini-
dc.date.accessioned2019-02-21T13:35:21Z-
dc.date.available2019-07-12-
dc.date.available2019-02-21T13:35:21Z-
dc.date.issued2018-10-29-
dc.identifier.citationWAIDEMAN, Adriele Carolini. Um aplicativo para o estudo de derivadas. 2018. 173 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3839-
dc.descriptionAcompanha: Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas; Caderno de questões para o estudo de derivadas.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the use that students who have already taken the discipline of Differential and Integral Calculus make of an application developed for the study of derivatives, from the question: what evaluation do these students do about this application? The proposed application is composed of two phases, the first has the aim to do a content review, while the second one prioritizes the study of graphical representations of the functions and their derivatives. The questions elaboration of the second phase was based on the Theory of Registration of Semiotic Representation and uses at least two registers of semiotic representation in each question. The application was tested by 10 volunteer students from the courses of Degree in Mathematics and Agroindustrial Production Engineering from different classes of a state university which met the prerequisites. From an online questionnaire, they made the evaluation of usability, efficiency and the application data. It has been realized that the cell phone can become a strong ally for both teaching and learning. Among the factors pointed out is the possibility of using the application for study, in offline mode, at any time and place, besides dynamicity. The "Derivative Quiz" application is part of this dissertation and its interface can be found in the educational product: "From paper to cellphone screen: an application for derivative studies". The questions used in the two phases and some suggestions to teachers are available in Educational Product II: "Notebook for questions of the study of derivatives" and are available for print and can be used in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectCálculo - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDerivadas (Matemática)pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCalculus - Study and teachingpt_BR
dc.subjectDerivatives (Mathematics)pt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.titleUm aplicativo para o estudo de derivadaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a utilização que alunos que já cursaram a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral fazem de um aplicativo desenvolvido para o estudo de derivadas, a partir da questão: que avaliação fazem esses alunos sobre esse aplicativo? O aplicativo proposto é composto por duas fases, sendo que a primeira objetiva fazer uma revisão do conteúdo, enquanto a segunda prioriza o estudo das representações gráficas de funções e suas derivadas. A elaboração das questões da segunda fase fundamentou-se na Teoria de Registro de Representação Semiótica e utiliza ao menos dois registros de representação semiótica em cada questão. O aplicativo foi testado por 10 alunos voluntários da Licenciatura em Matemática e Engenharia de Produção Agroindustrial, de diferentes anos, de uma universidade estadual, e que atendiam aos pré-requisitos. A partir de um questionário on line, eles fizeram a avaliação de usabilidade e eficiência e dos dados do aplicativo. Percebeu-se que o celular pode se tornar um forte aliado tanto para o ensino, como para a aprendizagem. Entre os fatores apontados, está a possibilidade de utilização do aplicativo para estudo, em modo off line, em qualquer tempo e lugar, além da dinamicidade. O aplicativo “Derivada Quiz1” faz parte desta dissertação e sua interface pode ser encontrada no Produto Educacional I2: “Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas”. As questões utilizadas nas duas fases e algumas sugestões aos professores estão disponíveis no Produto Educacional II: “Caderno de questões para o estudo de derivadas” e estão disponíveis para impressão e podem ser usadas em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4478663357068380pt_BR
dc.contributor.advisor1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336055654190666pt_BR
dc.contributor.referee1Cargnin, Claudete-
dc.contributor.referee2Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3Barros, Rui Marcos de Oliveira-
dc.contributor.referee4Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee5Kato, Lilian Akemi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.