Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerber, Caroline Witt-
dc.date.accessioned2025-09-16T19:33:22Z-
dc.date.available2025-09-16T19:33:22Z-
dc.date.issued2025-08-25-
dc.identifier.citationGUERBER, Caroline Witt. Usando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básica. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38300-
dc.description.abstractThis work presents dynamic activities involving the puzzles Tangram, Stomachion by Archimedes, Disorientation, and Trinity Quartet. These four puzzles are explored to make the study of fractions, irrational numbers, and the calculation of the area of plane figures more engaging and playful in Elementary Education. The activities have been organized into a digital book, the educational resource developed in this project, using the GeoGebra platform. Additionally, we propose constructing the puzzles through origami, the ancient Japanese art of paper folding, without cuts or the use of glue. We conclude that solving geometric problems through puzzles, origami, and digital technologies aligns with the specific skills and competencies outlined in the National Common Curricular Base (BNCC). This strategy makes mathematics teaching more attractive and meaningful, without compromising theoretical rigor and mathematical precision.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectOrigamipt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectTangrampt_BR
dc.subjectQuebra-cabeçaspt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectTangramspt_BR
dc.subjectPuzzlespt_BR
dc.subjectMathematical recreationspt_BR
dc.subjectGames in mathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Computer-assisted instructionpt_BR
dc.titleUsando puzzles, origami e tecnologias digitais no estudo de frações, números irracionais e áreas na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeUsing puzzles, origami, and digital technologies in the study of fractions, irrational numbers, and areas in elementary educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoApresentamos neste trabalho atividades dinâmicas com os puzzles Tangram, Stomachion de Arquimedes, Disorientation e Trinity Quartet. Esses quatro quebra-cabeças são explorados com o objetivo de dinamizar e tornar mais lúdico o estudo de frações, números irracionais e cálculo da área de figuras planas na Educação Básica. As atividades foram organizadas em um livro digital, que constitui o recurso educacional desenvolvido neste trabalho, utilizando a plataforma GeoGebra. Além disso, propomos a construção dos puzzles por meio de origami, a arte milenar japonesa de dobrar papel, sem cortes ou uso de cola. Concluímos que a abordagem de resolução de problemas geométricos empregando quebra-cabeças, dobraduras e tecnologias digitais, está alinhada às competências e habilidades específicas previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Essa estratégia torna o ensino da matemática mais atrativo e significativo, sem abrir mão da teoria e do rigor matemático.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0003-1737-6522pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5695309585499290pt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7079-4502pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttps://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee1Rossetto, Diane Rizzotto-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0009-0000-6081-4266pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/7313981077406370pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Elisandra Bar de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2101-4009pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6886923319101401pt_BR
dc.contributor.referee3Paula, Gisele Teixeira-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0877-4831pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2760965601603304pt_BR
dc.contributor.referee4Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttps://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
puzzlesorigamifracoesirracionais.pdf17,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons