Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38213
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMalaguti, Henrique Felicio-
dc.date.accessioned2025-09-04T18:50:32Z-
dc.date.available2025-09-04T18:50:32Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.identifier.citationMALAGUTI, Henrique Felício. Propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações no Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/38213-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Catálogo de uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações de propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física"pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation refers to a systematic literature review of dissertations and theses in Brazil involving educational proposals and products using games in Physics teaching. Forty-four academic papers were analyzed, of which 38 were master's dissertations and six were doctoral theses, available in the databases of the Capes theses and dissertations catalog. To carry out the systematic literature review, we used the 8 stages of Okoli (2015) and for the organization and analysis of the corpus raised, we adopted the analytical procedures of Bardin (2016). Based on the survey, it was possible to characterize the theses and dissertations in terms of Research Question/Problem, Objectives, Theoretical Framework, Methodology/Methodological Aspects, Level of Education and Concept/Definition and Use of the term Games in Education. Trends and gaps regarding the topic were highlighted. Based on the survey and the analysis of the results obtained, a catalog of educational proposals and products on the theme of games in Physics education to be used in formal and informal education environments is proposed.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt-brpt_BR
dc.subjectProfessores de Físicapt_BR
dc.subjectJogos no ensino de físicapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPhysics teacherspt_BR
dc.subjectGames in physics teachingpt_BR
dc.subjectDidacticspt_BR
dc.subjectEducation - Researchpt_BR
dc.titlePropostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de física: uma revisão sistemática de literatura em teses e dissertações no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEducational proposals and products using games in physics teaching: A systematic literature review of theses and dissertations in Brazilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEstá dissertação refere-se a uma revisão sistemática de literatura de dissertações e teses no Brasil envolvendo propostas e produtos educacionais com a utilização de jogos no ensino de Física. Foram analisados 44 trabalhos acadêmicos, dos quais 38 dissertações de mestrado e 6 teses de doutorado, disponíveis nas bases de dados: catálogo de teses e dissertações da Capes. Para realização da revisão sistemática de literatura utilizou-se as 8 etapas de Okoli (2015) e para organização e análise do corpuslevantado adotamos os procedimentos analíticos de Bardin (2016). A partir do levantamento realizado foi possível caracterizar as teses e dissertações quanto a Questão/Problema de Pesquisa, Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia/Aspectos metodológicos, Nível de Ensino e Conceito/Definição e Utilização do termo Jogos no Ensino. Tendências e lacunas a respeito do tema foram evidenciadas. A partir do levantamento realizado e da análise dos resultados obtidos é proposto um catálogo de propostas e produtos educacionais com o tema Jogos no Ensino de Física a serem utilizados em ambientes formais e não formais de educação.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3366-0841pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5550557131444937pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Joao Paulo Camargo de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Joao Paulo Camargo de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6847-8076pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/2920342714457251pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Armando Paulo da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8186-051Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/6724994186659242pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Leizi de Marchi-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0009-0009-1488-3346pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692138380644732pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosensinofisicarevisaosistematica.pdf784,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
catalogojogosensinofisica_produto.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons