Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3807
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQuimelli, Christian de Sá-
dc.date.accessioned2019-02-08T12:25:47Z-
dc.date.available2019-02-08T12:25:47Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.citationQUIMELLI, Christian de Sá. Theremin: música e eletrônica no ensino da arte-ciência. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3807-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Manual Didático para Construção de Theremin Óticopt_BR
dc.description.abstractThe present dissertation exposes a new possibility of interdisciplinary teaching involving Physics and Music. The main objective of the work is to promote a link between the contents of physics, such as electromagnetic and music, as the parameters of sound. We raise questions about the possibility of making use of an affordable musical instrument to increase access to musical awareness. A musical instrument, the Theremin, was built along with a self-sufficient guide on how to do it, to give Physics and Music teachers a tool to work interdisciplinarily. The specific objectives consist in describing the history of the Theremin instrument and its operation, with biographical data of its homonymous author and to report the construction process of an Optical Theremin to elaborate a suggestion of concepts to be worked in the disciplines of Physics and Music. To reach the purpose of these proposals the methodology used was the development of workshops from the Action Research and the Bibliographic Research. In the final considerations of this work we will expose the importance of drawing parallels when reconstructing historical moments, artistic results of the practical workshops, the pedagogical tool provided to the teachers that appropriate themselves with this theme and suggestions for growth in the area.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMúsica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInstrumentos musicais na artept_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMusic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMusical instruments in artpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleTheremin: música e eletrônica no ensino da arte-ciênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação descreve uma nova possibilidade de ensino interdisciplinar entre Física e Música. O objetivo geral do trabalho é promover um enlace entre conteúdos da Física, como a eletromagnética e da Música, com os parâmetros do som. São levantados questionamentos sobre a possibilidade de se fazer uso de um instrumento musical de preço acessível buscando ampliar o acesso à sensibilização musical. Construiu-se ainda um instrumento musical, o Theremin, e um guia autossuficiente de como fazê-lo, para instrumentalizar professores da área da Física e Música a trabalharem interdisciplinarmente. Os objetivos específicos consistem em descrever a história do instrumento Theremin e seu funcionamento, com dados biográficos de seu autor homônimo e relatar o processo de construção de um Theremin Óptico para assim elaborar uma sugestão de conceitos a serem trabalhados nas disciplinas de Física e de Música. Para alcançar a finalidade destas propostas a metodologia utilizada foi o desenvolvimento de oficinas a partir da Pesquisa-ação e a Pesquisa Bibliográfica. Por fim será exposto a importância de se traçarem paralelos ao reconstruir momentos históricos, resultados artísticos das oficinas práticas, o instrumental fornecido aos professores que se apropriarem desta temática e sugestões de crescimento na área.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7495410814904457pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee3Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Quimelli, Christian de Sá_2018.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Quimelli, Christian de Sá_2018_1.pdf3,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.