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Título: Efeito do enriquecimento ambiental no enfrentamento de estresse agudo em gatos domésticos (Felis catus) da raça Sphynx de criação: análises comportamental e adrenocortical
Título(s) alternativo(s): Effect of environmental enrichment on coping with acute stress in domestic Sphynx breed cats (Felis catus): behavioral and adrenocortic analyses
Autor(es): Sachser, Dejenani Anelise Zanon
Orientador(es): Mendes, Angelica Signor
Palavras-chave: Gatos
Animais - Comportamento
Animais domésticos - Instalações - Engenharia ambiental
Cats
Animal behavior
Animal housing - Environmental engineering
Data do documento: 9-Jul-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SACHSER, Dejenani Anelise Zanon. Efeito do enriquecimento ambiental no enfrentamento de estresse agudo em gatos domésticos (Felis catus) da raça Sphynx de criação: análises comportamental e adrenocortical. 2025. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2025.
Resumo: Nos últimos anos, observou-se um aumento significativo na popularidade dos gatos como animais de companhia, especialmente pela percepção de que são mais adaptáveis a ambientes restritos. No entanto, a ausência de estímulos adequados pode favorecer quadros de estresse, impactando diretamente seu bem-estar físico e emocional. O enriquecimento ambiental (EA) é uma estratégia eficiente na mitigação do estresse, proporcionando estímulos físicos, cognitivos e sociais. Apesar disso, há escassez de estudos específicos sobre os efeitos do EA em gatos da raça Sphynx, especialmente em ambientes de criação. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência do EA na resposta fisiológica e comportamental ao estresse agudo em gatos adultos da raça Sphynx. Foram utilizados 12 gatos (oito fêmeas e quatro machos), clinicamente saudáveis, com idades entre dois e cinco anos, mantidos em quatro recintos coletivos sob condições controladas. O delineamento experimental foi do tipo longitudinal, com dois períodos experimentais consecutivos para os mesmos animais: sem EA e com EA, cada um com duração de sete dias. No período com enriquecimento, os recintos foram equipados com estruturas verticais (prateleiras e nichos elevados), arranhadores, túneis, brinquedos interativos (rotativos diariamente), caixas de papelão, esconderijos, além de enriquecimento sensorial (olfativo com ervade-gato e alimentos aromáticos) e alimentar (petiscos escondidos). No período controle, os recintos permaneceram apenas com os itens básicos: caixas de areia, comedouros e bebedouros. A indução ao estresse agudo foi realizada no sétimo dia de cada período, mediante a introdução de um gato estranho, da mesma espécie e sem histórico prévio de convívio, no recinto por 24 horas. Foram realizadas avaliações comportamentais por meio de filmagens contínuas, analisadas posteriormente com base em etograma, incluindo comportamentos de exploração, interação social, vigilância, evitação, agressividade, autocuidado e estereotipias. Para avaliação fisiológica do estresse, foram coletadas amostras fecais diariamente, para quantificação dos metabólitos de corticóides fecais (MCF), utilizando protocolo de extração e análise por imunoensaio (ELISA) validado para a espécie. Os resultados indicaram que o EA contribui de forma significativa para a redução dos sinais de estresse, tanto no aspecto comportamental, com menor frequência de estereotipias e comportamentos de evitação, quanto na resposta fisiológica, evidenciada por menores concentrações de MCF. Este trabalho reforça a importância do EA como ferramenta essencial na promoção do bem-estar de gatos mantidos em ambientes confinados.
Abstract: In recent years, there has been a significant increase in the popularity of cats as companion animals, especially due to the perception that they are more adaptable to restricted environments. However, the lack of adequate stimuli can favor stress, directly impacting their physical and emotional well-being. Environmental enrichment (EE) is an efficient strategy for mitigating stress, providing physical, cognitive and social stimuli. Despite this, there is a lack of specific studies on the effects of EE in Sphynx cats, especially in breeding environments. The objective of this study was to evaluate the influence of EE on the physiological and behavioral response to acute stress in adult Sphynx cats. Twelve clinically healthy cats (eight females and four males), aged between two and five years, kept in four collective enclosures under controlled conditions were used. The experimental design was longitudinal, with two consecutive experimental periods for the same animals: without EE and with EE , each lasting seven days. During the enrichment period, the enclosures were equipped with vertical structures (shelves and elevated niches), scratching posts, tunnels, interactive toys (rotated daily), cardboard boxes, hiding places, as well as sensory enrichment (olfactory with catnip and aromatic foods) and food enrichment (hidden treats). During the control period, the enclosures remained with only the basic items: litter boxes, feeders and drinkers. Acute stress was induced on the seventh day of each period, by introducing a strange cat of the same species and with no previous history of coexistence into the enclosure for 24 hours. Behavioral assessments were performed through continuous filming, later analyzed based on an ethogram, including exploration, social interaction, vigilance, avoidance, aggression, self-grooming and stereotypies behaviors. For physiological assessment of stress, fecal samples were collected daily to quantify fecal corticosteroid metabolites (MCF) using an extraction and analysis by immunoassay (ELISA) protocol validated for the species. The results indicated that EE contributes significantly to reducing signs of stress, both in behavioral terms, with lower frequency of stereotypies and avoidance behaviors, and in physiological response, evidenced by lower concentrations of MCF. This study reinforces the importance of EE as an essential tool in promoting the well-being of cats kept in confined environments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37955
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