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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37940
Título: | Motivos de evasão de estudantes beneficiados por auxílio financeiro em uma instituição federal de ensino |
Título(s) alternativo(s): | Reasons for the student attrition of financially assisted students at a federal higher education institution |
Autor(es): | Santos, Cassilda Alves dos |
Orientador(es): | Pilatti, Luiz Alberto |
Palavras-chave: | Evasão universitária Ensino superior Estudantes - Auxílio financeiro Universidades e faculdades públicas College dropouts Education, Higher Student aid Public universities and colleges |
Data do documento: | 27-Mai-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | SANTOS, Cassilda Alves dos. Motivos de evasão de estudantes beneficiados por auxílio financeiro em uma instituição federal de ensino. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025. |
Resumo: | O presente estudo investigou os fatores que contribuíram para a evasão de estudantes que, mesmo tendo recebido auxílio financeiro, abandonaram ou foram desligados de uma instituição federal de ensino superior. Adotou-se uma abordagem qualitativa, baseada na análise de entrevistas semiestruturadas com estudantes evadidos, cujos dados foram examinados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que a evasão não pode ser atribuída exclusivamente à insuficiência do auxílio financeiro, mas resulta de um conjunto de fatores interligados, entre os quais se destacam: a necessidade de conciliar trabalho e estudo, o cansaço gerado por essa rotina e os desafios relacionados ao deslocamento até a instituição. A análise revelou uma tendência de correlação negativa entre trabalho e baixa conexão com o curso, indicando que estudantes que trabalham tendem a perceber maior aplicabilidade da formação acadêmica em suas rotinas profissionais. Conclui-se que, embora os auxílios financeiros sejam fundamentais para mitigar as dificuldades socioeconômicas, eles não são suficientes para prevenir a evasão se não forem acompanhados por políticas institucionais que promovam flexibilização curricular, ampliação do ensino híbrido e estratégias voltadas à redução da sobrecarga dos estudantes trabalhadores. |
Abstract: | This study aimed to investigate the factors that contributed to the dropout of students who, despite receiving financial aid, abandoned or were dismissed from a federal higher education institution. A qualitative approach was adopted, based on the analysis of semi-structured interviews conducted with dropout students, whose data were examined using content analysis. The results indicate that dropout cannot be attributed solely to the insufficiency of financial aid but instead results from a set of interconnected factors, among which stand out: the need to balance work and study, the fatigue generated by this routine, and the challenges related to commuting to the institution. The analysis revealed a tendency toward a negative correlation between work and low connection with the academic program, indicating that students who work tend to perceive greater applicability of educational training in their professional routines. It is concluded that, although financial aid plays a fundamental role in mitigating socioeconomic difficulties, it is not sufficient to prevent dropout unless it is accompanied by institutional policies that promote curricular flexibility, the expansion of hybrid learning, and strategies to reduce the overload faced by working students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37940 |
Aparece nas coleções: | PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção |
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