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Título: Análise e implementação de um sistema de duplo estágio para carregamento de baterias
Título(s) alternativo(s): Analysis and implementation of a dual-stage battery charging system
Autor(es): Valle, Jackson José Gomes do
Orientador(es): Agostini Junior, Eloi
Palavras-chave: Baterias elétricas
Carregadores
Circuitos de comutação
Electric batteries
Porters
Switching circuits
Data do documento: 30-Jun-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: VALLE, Jackson José Gomes do. Análise e implementação de um sistema de duplo estágio para carregamento de baterias. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2025.
Resumo: Este estudo apresenta a análise e implementação de um sistema de duplo estágio para carregamento de baterias, projetado para aplicação em um veículo elétrico do tipo Fórmula SAE, atendendo às exigências da equipe UTForce da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG). O sistema integra uma etapa CC/CC baseada na topologia de ponte completa com isolamento em alta frequência e dobrador de corrente na saída, além de uma etapa CA/CC utilizando a topologia Bridgeless PFC. As topologias foram selecionadas visando atender aos requisitos do projeto, que incluem uma tensão de saída ajustável entre 60 e 84 V e uma potência nominal de 2,1 kW. Além da análise detalhada das topologias escolhidas realizou-se a construção e posterior validação de um protótipo do carregador, evidenciando a viabilidade técnica do sistema proposto.
Abstract: This study presents the analysis and implementation of a double-stage battery charging system, designed for application in a Formula SAE electric vehicle, meeting the requirements of the UTForce team at the Federal Technological University of Paraná - Ponta Grossa (UTFPR-PG). The system integrates a DC/DC stage based on the full bridge topology with high frequency isolation and current doubler at the output, and an AC/DC stage using the Bridgeless PFC topology. The topologies were specific to meet the project requirements, which include an adjustable output voltage between 60 and 84 V and a nominal power of 2.1 kW. In addition to the detailed analysis of the chosen topologies, the construction and subsequent validation of a charger prototype was carried out, highlighting the technical viability of the proposed system.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37891
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