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Título: Ensino de física e dependência: o caso do PSSC
Título(s) alternativo(s): Physics education and dependence: the case of PSSC
Autor(es): Manenti, Lucas Bordini
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Educação e Estado - Brasil - Influências estrangeiras
Dependência
Capitalismo
Economia marxista
Liberalismo
Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Physical Science Study Committee
Physics - Study and teaching
Education and state - Brazil - Foreign influences
Dependency
Capitalism
Marxian economics
Liberalism
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Data do documento: 9-Jul-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANENTI, Lucas Bordini. Ensino de Física e dependência: o caso do PSSC. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: Na década de 1960 chega ao Brasil o primeiro projeto internacional para o Ensino de Física, o Physical Science Study Committee (PSSC). Nesse período, o capitalismo dependente brasileiro se agudiza. A influência das teorias liberais do desenvolvimento, preconizadas pela Aliança para o Progresso (APP), tornam-se centrais nas políticas estadunidenses para a América Latina. Tais teorias tiveram impacto tanto nas políticas econômico-sociais quanto nas políticas educacionais brasileiras, principalmente por meio da Teoria do Capital Humano (TCH). Propõe-se analisar a chegada do PSSC ao Brasil no contexto do capitalismo dependente e suas relações com as teorias liberais do desenvolvimento. Utiliza-se o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS), para estabelecer um contraponto às concepções de Ciência e Tecnologia (C&T) defendidas pelas teorias liberais do desenvolvimento, notadamente a TCH. Caracteriza-se a educação brasileira do período como uma educação marcada pela influência estadunidense, por meio dos acordos MEC-USAID e da atuação das fundações Ford e Rockfeller e da NSF. Faz-se uma análise do PSSC por meio da crítica às suas concepções de C&T. Conclui-se que o PSSC carrega consigo as determinações histórico-políticas de sua concepção, ou seja, os preceitos defendidos pelas políticas estadunidenses para a América Latina, cujo objetivo é a reprodução do sistema de produção capitalista e a manutenção da sua hegemonia no território.
Abstract: In the 1960s, the first international project for Physics Education arrived in Brazil: the Physical Science Study Committee (PSSC). During this period, Brazil’s dependent capitalism intensified. The influence of liberal development theories, advocated by the Alliance for Progress (APP), became central to U.S. policies toward Latin America. These theories impacted both Brazil’s socioeconomic policies and its educational policies, primarily through Human Capital Theory (HCT). This study analyzes the arrival of PSSC in Brazil within the context of dependent capitalism and its relationship with liberal development theories. Latin American Thought on Science, Technology, and Society (PLACTS) is employed to establish a critical counterpoint to the conceptions of Science and Technology (S&T) upheld by liberal development theories, notably HCT. Brazilian education of the period is characterized as U.S.-influenced, evidenced by the MEC-USAID agreements and the activities of the Ford and Rockefeller foundations, as well as the NSF. PSSC is critically analyzed through the lens of its S&T conceptions. It is concluded that PSSC embodies the historical-political foundations of its design—namely, the tenets of U.S. policies toward Latin America, which aimed to reproduce the capitalist production system and maintain U.S. hegemony in the region.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37885
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