Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorManenti, Lucas Bordini-
dc.date.accessioned2025-08-13T17:09:56Z-
dc.date.available2025-08-13T17:09:56Z-
dc.date.issued2025-07-09-
dc.identifier.citationMANENTI, Lucas Bordini. Ensino de Física e dependência: o caso do PSSC. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37885-
dc.description.abstractIn the 1960s, the first international project for Physics Education arrived in Brazil: the Physical Science Study Committee (PSSC). During this period, Brazil’s dependent capitalism intensified. The influence of liberal development theories, advocated by the Alliance for Progress (APP), became central to U.S. policies toward Latin America. These theories impacted both Brazil’s socioeconomic policies and its educational policies, primarily through Human Capital Theory (HCT). This study analyzes the arrival of PSSC in Brazil within the context of dependent capitalism and its relationship with liberal development theories. Latin American Thought on Science, Technology, and Society (PLACTS) is employed to establish a critical counterpoint to the conceptions of Science and Technology (S&T) upheld by liberal development theories, notably HCT. Brazilian education of the period is characterized as U.S.-influenced, evidenced by the MEC-USAID agreements and the activities of the Ford and Rockefeller foundations, as well as the NSF. PSSC is critically analyzed through the lens of its S&T conceptions. It is concluded that PSSC embodies the historical-political foundations of its design—namely, the tenets of U.S. policies toward Latin America, which aimed to reproduce the capitalist production system and maintain U.S. hegemony in the region.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasil - Influências estrangeiraspt_BR
dc.subjectDependênciapt_BR
dc.subjectCapitalismopt_BR
dc.subjectEconomia marxistapt_BR
dc.subjectLiberalismopt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectPhysical Science Study Committeept_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation and state - Brazil - Foreign influencespt_BR
dc.subjectDependencypt_BR
dc.subjectCapitalismpt_BR
dc.subjectMarxian economicspt_BR
dc.subjectLiberalismpt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.titleEnsino de física e dependência: o caso do PSSCpt_BR
dc.title.alternativePhysics education and dependence: the case of PSSCpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNa década de 1960 chega ao Brasil o primeiro projeto internacional para o Ensino de Física, o Physical Science Study Committee (PSSC). Nesse período, o capitalismo dependente brasileiro se agudiza. A influência das teorias liberais do desenvolvimento, preconizadas pela Aliança para o Progresso (APP), tornam-se centrais nas políticas estadunidenses para a América Latina. Tais teorias tiveram impacto tanto nas políticas econômico-sociais quanto nas políticas educacionais brasileiras, principalmente por meio da Teoria do Capital Humano (TCH). Propõe-se analisar a chegada do PSSC ao Brasil no contexto do capitalismo dependente e suas relações com as teorias liberais do desenvolvimento. Utiliza-se o Pensamento Latino-Americano em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PLACTS), para estabelecer um contraponto às concepções de Ciência e Tecnologia (C&T) defendidas pelas teorias liberais do desenvolvimento, notadamente a TCH. Caracteriza-se a educação brasileira do período como uma educação marcada pela influência estadunidense, por meio dos acordos MEC-USAID e da atuação das fundações Ford e Rockfeller e da NSF. Faz-se uma análise do PSSC por meio da crítica às suas concepções de C&T. Conclui-se que o PSSC carrega consigo as determinações histórico-políticas de sua concepção, ou seja, os preceitos defendidos pelas políticas estadunidenses para a América Latina, cujo objetivo é a reprodução do sistema de produção capitalista e a manutenção da sua hegemonia no território.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-8577-1976pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/5813948958126117pt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee1Amorim, Mário Lopes-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6610-7909pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttps://lattes.cnpq.br/5344824750599654pt_BR
dc.contributor.referee2Garcia, Nilson Marcos Dias-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3242-994Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttps://lattes.cnpq.br/2711017945843978pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Tiago Ungericht-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-8601-4520pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7069669834640039pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofisicadependencia.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons