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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37846
Título: | Avaliação da estabilidade de taludes rodoviários típicos de corte e aterro para diferentes condições de solo |
Título(s) alternativo(s): | Assessment of the stability of typical cut and fill road slopes for different soil conditions |
Autor(es): | Agustini Junior, Marcio Jose |
Orientador(es): | Pelaquim, Flávia Gonçalves Pissinati |
Palavras-chave: | Taludes (Mecânica do solo) - Estabilidade Solos - Compactação Estrutura do solo Slopes (Soil mechanics) - Stability Soil compaction Soil structure |
Data do documento: | 2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | AGUSTINI JUNIOR, Marcio Jose. Avaliação da estabilidade de taludes rodoviários típicos de corte e aterro para diferentes condições de solo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | O presente estudo avalia a influência da condição de compactação e geometria na variação dos fatores de segurança de taludes rodoviários em diferentes tipos de solos da região sul e sudeste do Brasil. A metodologia envolveu compilar um banco de dados com diferentes tipos de solo, através de pesquisa digital de artigos referentes a área de geotecnia, mais precisamente os que apresentavam estudos referentes a ensaios de resistência ao cisalhamento (Cisalhamento Direto e Ensaio Triaxial), caracterizando-os pelos parâmetros de coesão, ângulo de atrito e peso específico, bem como sua condição indeformada (para simulações de taludes de corte) ou compactada (para taludes de aterro) e saturação. Para obtenção dos fatores de segurança, foi utilizado o método de Bishop Simplificado no software GeoSlope/W (versão estudantil), através da inserção dos dados e plotando os taludes considerando geometrias típicas de projetos rodoviários com alturas de 10, 7 e 4 metros, variando a inclinação em 1:1; 1:1,5; 1:2 e 1:3. Os resultados indicaram que os fatores de segurança variam significativamente em função da saturação, tipo de solo (argiloso e arenoso) e sua condição (indeformada e compactada). A partir das análises individuais em solos indeformados e não saturados foi encontrada instabilidade em todas as alturas e inclinações para os solos arenosos e nas alturas de 7 e 10 metros nas inclinações de 1:1,5, 1:2 e 1:3 para os solos argilosos. Já para a condição saturada todas as geometrias demonstraram instabilidade, independentemente do tipo de solo. Nas amostras compactadas e não saturadas a geometria crítica pode ser encontrada para alturas de 7 e 10 metros nas inclinações de 1:1,5, 1:2 e 1:3 tanto para solos arenosos quanto argilosos. Nas condições compactadas e saturadas foram encontrados fatores de segurança muito baixos para os dois tipos de solo, com exceção de solos argilosos em 1:1, que satisfazem os níveis de segurança médios e altos exigidos pela norma. Com base nos resultados obtidos, observou-se que o fator de segurança se apresenta maior conforme a redução da altura do talude, porém diminui em inclinações mais acentuadas. Ainda, é possível concluir que para taludes de aterro os níveis de segurança são mais elevados em comparação aos taludes de corte, tanto para solos arenosos quanto argilosos, considerando o aumento da sua densidade devido a compactação e maior controle das propriedades do solo. |
Abstract: | This study evaluates the influence of compaction conditions and geometry on the variation of safety factors of road slopes in different types of soils in the southern and southeastern regions of Brazil. The methodology involved compiling a database with different types of soil, through digital research of articles related to the area of geotechnics, more precisely those that presented studies related to shear strength tests (Direct Shear and Triaxial Test), characterizing them by the parameters of cohesion, friction angle and specific weight, as well as their undeformed condition (for simulations of cut slopes) or compacted (for embankment slopes) and saturation. To obtain the safety factors, the Simplified Bishop method was used in the GeoSlope/W software (student version), through the insertion of data and plotting the slopes considering typical geometries of road projects with heights of 10, 7 and 4 meters, varying the inclination in 1:1; 1:1.5; 1:2 and 1:3. The results indicated that the safety factors vary significantly depending on the saturation, soil type (clayey and sandy) and its condition (undisturbed and compacted). From the individual analyses in undeformed and unsaturated soils, instability was found at all heights and slopes for sandy soils and at heights of 7 and 10 meters at slopes of 1:1.5, 1:2 and 1:3 for clayey soils. For the saturated condition, all geometries demonstrated instability, regardless of the soil type. In the compacted and unsaturated samples, the critical geometry can be found for heights of 7 and 10 meters at slopes of 1:1.5, 1:2 and 1:3 for both sandy and clayey soils. In compacted and saturated conditions, very low safety factors were found for both types of soil, with the exception of clayey soils at 1:1, which meet the medium and high safety levels required by the standard. Based on the results obtained, it was observed that the safety factor increases as the height of the slope decreases, but decreases at steeper slopes. Furthermore, it is possible to conclude that for embankment slopes, the safety levels are higher compared to cut slopes, both for sandy and clayey soils, considering the increase in their density due to compaction and greater control of soil properties. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37846 |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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