Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3783
Título: A efetividade das informações disponibilizadas no portal corporativo de uma instituição pública de ciência e tecnologia para o compartilhamento do conhecimento
Título(s) alternativo(s): The effectiveness of the information available in the corporate portal of a public institution of science and technology for the knowledge sharing
Autor(es): Hartke, Andrea de Mesquita
Orientador(es): Stankowitz, Rosângela de Fátima
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Sistemas de informação gerencial
Institutos de pesquisa
Portais da Web
Comunicação na administração pública
Compartilhamento - Informações eletrônicas governamentais
Administração pública
Knowledge management
Management information systems
Research institutes
Web portals
Communication in public administration
Sharing - Electronic government information
Public administration
Data do documento: 13-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HARTKE, Andrea de Mesquita. A efetividade das informações disponibilizadas no portal corporativo de uma instituição pública de ciência e tecnologia para o compartilhamento do conhecimento. 2018. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: As mudanças ocorrem rapidamente e os avanços tecnológicos são notáveis na área de gestão. Nesse contexto, as organizações precisam ser dinâmicas e especial atenção deve ser dada para a gestão do conhecimento institucional. A gestão do conhecimento requer a ação coordenada e colaborativa entre as pessoas envolvidas no processo permitindo às instituições evitar a repetição de falhas, aprimorar as práticas e alavancar seus resultados. Estes fatores criam vantagem competitiva para a instituição. Assim, esta pesquisa de caráter exploratório e descritivo, teve como objetivo geral identificar a efetividade das informações disponibilizadas no portal corporativo de uma instituição pública de ciência e tecnologia para o compartilhamento do conhecimento. Os resultados obtidos, analisados de maneira predominantemente qualitativa, permitem concluir que a intranet está sendo parcialmente efetiva, uma vez que é o principal canal de busca de informações da instituição e tem alta frequência de acessos semanais. Entretanto, 11 dos 15 setores analisados apresentaram índices superiores a 50% de não acesso a seus conteúdos disponibilizados e 50% dos usuários consideram que seus conteúdos estão organizados e estruturados de maneira a suprir parcialmente a necessidade de conhecimentos do instituto. Ainda, a intranet é o principal elemento para o compartilhamento do conhecimento, seguido de ambiente organizacional favorável à troca de ideias, liberdade de comunicação e cultura organizacional. É possível inferir que essa ferramenta tecnológica contribui positivamente para a gestão do conhecimento, mas é preciso aprimorar e adequar as informações ali dispostas, juntamente com a manutenção e ampliação do ambiente favorável à troca de conhecimentos e estímulo a cultura do saber e do aprendizado com vistas ao alcance de melhores resultados institucionais.
Abstract: The changes occur quickly and the technological advances are remarkable in the management. In this context, organizations need to be dynamic and special attention must be given to the institutional knowledge management. Knowledge management requires coordinated and collaborative action among the people involved in the process, allowing institutions to avoid recurring failures, improve practices and leverage their results. These factors create competitive advantage for the institution. Thus, this exploratory and descriptive research had as general objective to identify the effectiveness of the information available in the corporate portal of a public institution of science and technology for the sharing of knowledge. The results obtained, analyzed in a predominantly qualitative way, allow us to conclude that the intranet is being partially effective, since it is the main information search channel of the institution and has a high frequency of weekly accesses. However, 11 of the 15 analyzed sectors presented indexes above 50% of non-access to their available content and 50% of users consider that their contents are organized and structured in order to partially meet the need for knowledge of the institute. Also, the intranet is the main element for sharing knowledge, followed by an organizational environment that favors the exchange of ideas, freedom of communication and organizational culture. It is possible to infer that this technological tool contributes positively to the knowledge management, but it is necessary to improve and adapt the information with the maintenance and expansion of the environment favorable to the exchange of knowledge and stimulation of the culture of knowledge and learning to achieve better institutional results.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3783
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFIAP_M_Hartke, Andrea de Mesquita_2018.pdf706,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.