Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3769
Título: Uma sequência didática para a introdução à física das radiações ionizantes no ensino médio
Título(s) alternativo(s): A didatic sequence for introduction to the physics of ionizing radiations in high school
Autor(es): Uliano, Valério
Orientador(es): Schwerz, Roseli Constantino
Palavras-chave: Radiação
Radioatividade
Física
Ensino - Meios auxiliares
Radiation
Radioactivity
Physics
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 21-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: ULIANO, Valério. Uma sequência didática para introdução à física das radiações ionizantes no ensino médio. 2018. 115 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
Resumo: O ensino da Física deve ser capaz de fazer com que os alunos consigam interpretar o mundo de um ponto de vista das Ciências, manejando conceitos, leis e teorias científicas, ao mesmo tempo em que deve identificar aspectos inseridos no seu dia-a-dia principalmente os sociais e culturais. No entanto, alguns estudos afirmam que os alunos estão encontrando dificuldades, ou até mesmo não conseguem, correlacionar os conteúdos científicos com o cotidiano, construindo de tal forma representações inadequadas da Ciência. Devido a isto, este trabalho teve como objetivo principal desenvolver uma Sequência Didática destinada ao ensino de Física das radiações no ensino médio considerando as relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) deste conteúdo, para a 3ª série do ensino médio dentro do contexto da Física Moderna. Foram realizadas dez aulas com atividades referentes à introdução á física das radiações, raiosx, rejeitos radioativos e utilização da radiação em outros campos, e para finalizar ainda uma visita técnica, onde os alunos puderam melhor correlacionar e ver na pratica os assuntos teóricos abordados em sala de aula. Como resultado, a realização da Sequência Didática alcançou os objetivos propostos, constatando-se ainda que os alunos obtiveram uma participação acima das expectativas.
Abstract: Teaching physics must enable students to interpret the world from the sciences point of view, managing concepts, physics laws and scientific theories, while at the same time developing aspects inserted in their daily lifes, mainly in the social and cultural ones. However, some studies claim that students have experienced difficulties, or even fail to achieve or construct adequate representations of Science. In this context, this work had as main goal to develop a Didactics Sequence for the teaching of Radiation Physics in High School considering the relations Science, Technology and Society (CTS), for a class in the last year of high school. It was conducted ten classes about introducing radiation physics, x-rays, radioactive waste and the use of radiation in other fields. And to finish a technical visit, where students could correlate and verify the practice of lectures subjects addressed in the classroom. As a result, the accomplishment of the Didactics Sequence reached the proposed objectives, and it was possible to notice a greater interest and the student‟sparticipation
Descrição: Acompanha: Produto educacional: Uma proposta para o ensino da física das radiações ionizantes com ênfase em radiologia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3769
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticaradiacoesionizantes.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticaradiacoesionizantes_produto.pdf1,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.