Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMainardes, Alan Vaz-
dc.date.accessioned2025-08-01T14:10:47Z-
dc.date.available2025-08-01T14:10:47Z-
dc.date.issued2025-03-11-
dc.identifier.citationMAINARDES, Alan Vaz. Sons que educam: explorando as potencialidades das canções para abordar questões sociocientíficas no ensino de ciências. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37636-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Oficina: sons que educampt_BR
dc.description.abstractThe difficulty of engaging students in the classroom when working with Socioscientific Issues (SSI) is a persistent challenge for educators, often exacerbated by the predominant use of traditional methodologies. Additionally, the limited exposure to SSI during the training of future science teachers highlights the need to rethink these pedagogical practices. This research aims to develop and validate a pedagogical workshop that uses songs as a tool to discuss SSI, with the goal of equipping future teachers to integrate these topics more dynamically and meaningfully into their teaching practices. The workshop was conducted with fifth-semester students of the Biological Sciences program at UTFPR and included activities such as a focus group, expository phases, student presentations, and an evaluation questionnaire. As a result of the research, a pedagogical product was developed in the form of an interactive document, providing educators with a practical guide for using songs in the classroom. The material contains detailed instructions, examples of activities, and suggestions on how to integrate SSI with musical content, allowing teachers to adapt the practices according to the level and needs of their students. It is expected that both the workshop and the developed product will contribute to a more critical and engaged teacher training process, promoting the use of innovative methodologies and the appreciation of national culture in science education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCançõespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSongspt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleSons que educam: explorando as potencialidades das canções para abordar questões sociocientíficas no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeSounds that educate: exploring the potential of songs to address socio-scientific issues in science educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA dificuldade de engajar estudantes em sala de aula ao trabalhar com Questões Sociocientíficas (QSC) é um desafio persistente para educadores, frequentemente agravado pelo uso predominante de metodologias tradicionais. Além disso, o escasso contato com QSC durante a formação de futuros professores de ciências ressalta a necessidade de repensar essas práticas pedagógicas. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver e validar uma oficina pedagógica que utiliza canções como ferramenta para discutir QSC, com o intuito de capacitar futuros docentes a integrar esses temas de forma mais dinâmica e relevante em suas práticas de ensino. A oficina foi aplicada a estudantes do 5º período do curso de Ciências Biológicas da UTFPR, abrangendo atividades como grupo focal, etapas expositivas, apresentações dos estudantes e um questionário de avaliação. Como resultado da pesquisa, foi desenvolvido um produto pedagógico na forma de um documento interativo, que fornece aos educadores um guia prático para a aplicação das canções em sala de aula. O material contém instruções detalhadas, exemplos de atividades e sugestões de como integrar QSC com conteúdos musicais, permitindo que os docentes adaptem as práticas conforme o nível e as necessidades de seus alunos. Espera-se que tanto a oficina quanto o produto desenvolvido contribuam para a formação docente mais crítica e engajada, promovendo o uso de metodologias inovadoras e a valorização da cultura nacional no ensino de ciências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0007-8053-7375pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3158231507449048pt_BR
dc.contributor.advisor1Moreira, Thais Luisa Deschamps-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9066-9792pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615140037497988pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Moreira, Thais Luisa Deschamps-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9066-9792pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0615140037497988pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Elaine Ferreira-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8074-7192pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8971733063019157pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee4Silva Junior, Nelson-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-5756-9423pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408032963230708pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sonsqueeducam.pdf3,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sonsqueeducam_produto.pdf391,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons