Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37580
Título: | Logar e o buraco da minhoca: uma aventura entre potências e logaritmos |
Título(s) alternativo(s): | Logar and the wormhole: an adventure between powers and logarithms |
Autor(es): | Rodrigues, Fernanda Faust |
Orientador(es): | Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
Palavras-chave: | Terapia narrativa Logarítmos Aprendizagem ativa Matemática - Estudo e ensino Narrative therapy Logarithms Active learning Mathematics - Study and teaching |
Data do documento: | 27-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | RODRIGUES, Fernanda Faust. Logar e o buraco da minhoca: uma aventura entre potências e logaritmos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Este trabalho busca desenvolver uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de logaritmos, que esteja fundamentalmente centrada na aplicação do Storytelling como uma abordagem metodológica ativa, visando auxiliar na minimização das dificuldades enfrentadas por alunos e professores no processo de ensino e aprendizagem desse conteúdo. A pesquisa bibliográfica inicial abordou os fundamentos teóricos sobre potências, logaritmos, metodologias ativas e o conceito do Storytelling. A narrativa criada para esta proposta foi inspirada na série Dark, onde Logar, o personagem principal, embarca em uma jornada pelo Buraco da Minhoca, atravessando diferentes reinos que trabalham as propriedades de potências e logaritmos. Para sua estruturação, foram utilizados os quatro atos e doze estágios do Storytelling - Jornada do Herói, com o objetivo de despertar o interesse e envolver os alunos na aprendizagem por meio de uma narrativa intrigante e imersiva. |
Abstract: | This work seeks to develop an innovative pedagogical proposal for teaching logarithms, which is fundamentally centered on the application of Storytelling as an active methodological approach, aiming to help minimize the difficulties faced by students and teachers in the process of teaching and learning this content. The initial bibliographic research addressed the theoretical foundations of powers, logarithms, active methodologies and the concept of Storytelling. The narrative created for this proposal was inspired by the series Dark, where Logar, the main character, embarks on a journey through the Wormhole, crossing different realms that work with the properties of powers and logarithms. For its structuring, the four acts and twelve stages of Storytelling - Hero's Journey were used, with the objective of arousing interest and involving students in learning through an intriguing and immersive narrative. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37580 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
logaraventurapotenciaslogaritmos.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons