Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37578
Título: | Contribuições de pesquisas brasileiras para o ensino de matemática a estudantes com TDAH: uma revisão sistemática |
Título(s) alternativo(s): | Contributions of brazilian research to teaching mathematics to students with ADHD: a systematic review |
Autor(es): | Polesello, Luiz Antônio |
Orientador(es): | Colombo, Janecler Aparecida Amorin |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Aprendizagem Mathematics - Study and teaching Attention-deficit hyperactivity disorder Learning |
Data do documento: | 25-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | POLESELLO, Luiz Antônio. Contribuições de pesquisas brasileiras para o ensino de matemática a estudantes com TDAH: uma revisão sistemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Este estudo realizou uma Revisão Sistemática Integrativa de Literatura (RSIL) no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, com o objetivo de analisar as pesquisas brasileiras para o ensino e a aprendizagem da Matemática de estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A pesquisa, conduzida em maio de 2025 e abrangendo o período de 2006 a 2024, utilizou o protocolo de revisão integrativa, que incluiu a formulação da questão norteadora, a definição de critérios de inclusão e exclusão, busca bibliográfica, seleção de estudos, categorização das pesquisas, análise e interpretação dos dados e síntese do conhecimento. Os descritores utilizados foram "Ensino de Matemática e TDAH", "Educação Matemática e TDAH" e "Matemática e TDAH". Foram analisadas 34 teses e dissertações a partir de um total inicial de 84 trabalhos identificados. Os resultados revelam uma expansão significativa na produção acadêmica sobre o tema nos últimos quatro anos (47% do total), evidenciando uma crescente preocupação com a inclusão e o clima escolar. Contudo, há uma notável concentração desses estudos na Região Sudeste, com pouca representatividade em outras regiões, como os 14,4% no Nordeste e a ausência de trabalhos no Norte do país. A análise das categorias temáticas identificou que 94% dos estudos oferecem contribuições relevantes, com forte prevalência de trabalhos focados em Metodologias Ativas (74%). Nestas, o uso de jogos (56%) e materiais manipuláveis se destacam, promovendo concentração, autonomia e resgate de conhecimentos matemáticos, corroborado por feedbacks de alunos que "aprendem sem perceber". Abordagens sobre Adaptações Curriculares e o impacto de Medicamentos também foram relevantes. Por outro lado, o estudo aponta lacunas significativas na literatura, reforçando a necessidade de mais pesquisas, especialmente nas regiões menos exploradas do Brasil. Além disso, os resultados sublinham a necessidade de programas de capacitação e formação continuada para professores, visto que muitos desconhecem o transtorno ou não se sentem aptos para trabalhar com alunos com TDAH, bem como a necessidade de incluir essa temática na formação inicial. |
Abstract: | This study carried out a Systematic Integrative Literature Review (SILR) in the CAPES Theses and Dissertations Database, with the objective of analyzing the contributions of Brazilian research on pedagogical practices and strategies for teaching and learning Mathematics in students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). The research, carried out in May 2025 and covering the period from 2006 to 2024, used the integrative review protocol, which included the formulation of the guiding question, the definition of inclusion and exclusion criteria, bibliographic search, selection of studies, categorization of research, analysis and interpretation of data and synthesis of knowledge. The descriptors used were "Teaching Mathematics and ADHD", "Mathematics Education and ADHD" and "Mathematics and ADHD". Thirty-four theses and dissertations were analyzed from an initial total of 84 works identified. The results reveal a significant expansion in academic production on the subject in the last four years (47% of the total), evidencing a growing concern with inclusion and school climate. However, there is a notable concentration of these studies in the Southeast Region, with little representation in other regions, such as 14.4% in the Northeast and the absence of works in the North of the country.The analysis of the thematic categories identified that 94% of the studies offer relevant contributions, with a strong prevalence of works focused on Active Methodologies (74%). In these, the use of games (56%) and manipulative materials stand out, promoting concentration, autonomy and recovery of mathematical knowledge, corroborated by feedback from students who "learn without realizing it". Approaches to Curricular Adaptations and the impact of Medications were also relevant. On the other hand, the study points out significant gaps in the literature, reinforcing the need for more research, especially in the less explored regions of Brazil. In addition, the results highlight the need for training and continuing education programs for teachers, since many are unaware of the disorder or do not feel qualified to work with students with ADHD, as well as the need to include this topic in initial training. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37578 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
contribuicaoensinomatematicatdah.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons