Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37577
Título: | Condicionantes identificados na elaboração de uma atividade de modelagem matemática |
Título(s) alternativo(s): | Conditionants identified in the preparation of a mathematical modeling activity |
Autor(es): | Blasius, Bruna |
Orientador(es): | Castro, Élida Maiara Velozo de |
Palavras-chave: | Modelos matemáticos Matemática - Estudo e ensino Modelagem Mathematical models Mathematics - Study and teaching Modelyng |
Data do documento: | 26-Jun-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | BLASIUS, Bruna. Condicionantes identificados na elaboração de uma atividade de modelagem matemática. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Neste estudo temos como objetivo indicar condicionantes na elaboração de uma atividade de modelagem matemática. Seguindo uma abordagem qualitativa, apresentamos e discutimos uma atividade com o tema “desperdício de alimentos”. A discussão é organizada a partir de quatro elementos: escolha do tema, coleta e tratamento dos dados, matematização e interpretação dos resultados. Em cada um desses elementos, destacamos condicionantes específicos, como o interesse e a vivência dos sujeitos com a situação real na escolha do tema; a logística e os recursos disponíveis para coleta de dados; os conhecimentos prévios e a capacidade de formulação de hipóteses na matematização; e a capacidade crítica de análise e validação do modelo na interpretação dos resultados. Os dados analisados nos permitem inferir que esses condicionantes são interdependentes e influenciam diretamente as estratégias adotadas, os planejamentos realizados e as ações dos sujeitos ao longo da atividade. Concluímos que compreender e considerar tais condicionantes é essencial para promover práticas de modelagem matemática mais contextualizadas e com direcionamento para os envolvidos. |
Abstract: | In this study, we aim to indicate the conditions for the development of a mathematical modeling activity. Following a qualitative approach, we present and discuss an activity with the theme “food waste”. The discussion is organized based on four elements: choice of the theme, data collection and processing, mathematization, and interpretation of results. In each of these elements, we highlight specific conditions, such as the interest and experience of the subjects with the real situation in choosing the theme; the logistics and resources available for data collection; prior knowledge and the ability to formulate hypotheses in mathematization; and the critical capacity for analysis and validation of the model in the interpretation of results. The data analyzed allow us to infer that these conditions are interdependent and directly influence the strategies adopted, the plans carried out, and the actions of the subjects throughout the activity. We conclude that understanding and considering these conditions is essential to promote mathematical modeling practices that are more contextualized and targeted to those involved. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37577 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
condicionantesmodelagemmatematica.pdf | 589,63 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons