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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37562
Título: | Análise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais |
Título(s) alternativo(s): | Numerical analysis of flow in flettner rotors of commercial vessels |
Autor(es): | Silva, Luansol Valério Aquino da |
Orientador(es): | Germer, Eduardo Matos |
Palavras-chave: | Análise numérica Rotores - Dinâmica Cilindros Efeito magnus Aerodinâmica Numerical analysis Rotors - Dynamics Cylinders Magnus effect Aerodynamics |
Data do documento: | 30-Nov-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SILVA, Luansol Valério Aquino da. Análise numérica do escoamento em rotores flettner de embarcações comerciais. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo realizar uma análise numérica dos parâmetros aerodinâmicos de cilindros rotativos em regimes de escoamento supercríticos, para número de Reynolds de 5x105, 106 e 5x106. É realizado, também, um estudo laminar para Re=200. Através da utilização do modelo de turbulência 𝑘 − 𝜖, com função de parede padrão, são realizadas simulações bidimensionais do problema turbulento no software ANSYS® 2022 R2. Os resultados mostram-se de acordo com a literatura pesquisada. Para Re=200, é utilizado o modelo laminar no mesmo software e há concordância dos resultados, salvo para razões de rotação maiores que 4.8. O trabalho procura, também, fundamentar de maneira sólida este campo de estudos, a fim de servir de base para trabalhos futuros, onde a aplicação de cilindros rotativos é estudada para propulsão naval. |
Abstract: | This study aims to perform a numerical analysis of the aerodynamic parameters of rotating cylinders in supercritical flow regimes, for Reynolds numbers of 5x105, 106, and 5x106. Additionally, laminar flow simulations were conducted for Re=200. Using the 𝑘 − 𝜖 turbulence model with a standard wall function, two-dimensional turbulent simulations of the problem were carried out in ANSYS® 2022 R2 software. The results were found to be consistent with the researched literature. For Re=200, the laminar model in the same software was employed, and there was agreement in the results, except for spin ratios greater than 4.8. The study also seeks to provide a solid foundation for this field of research to serve as a basis for future work, where the application of rotating cylinders will be explored for naval propulsion. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37562 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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