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Título: Uma abordagem de workflow na adequação e acompanhamento das métricas de certificação CERNE 2018
Título(s) alternativo(s): A workflow approach to adapt and monitoring CERNE 2018 certification metrics
Autor(es): Ruiz, Vinícius de Castro
Orientador(es): Gomes, Maria Nalu Verona
Palavras-chave: Planilhas eletrônicas
Software livre
Incubadoras de empresas
Electronic spreadsheets
Free computer software
Business incubators
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: RUIZ, Vinícius de Castro. Uma abordagem de workflow na adequação e acompanhamento das métricas de certificação CERNE 2018. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: O crescimento das incubadoras nos anos 2000 resultou na criação de um modelo padrão de atuação capaz de sistematizar a geração de empreendimentos inovadores e bem-sucedidos, organizados pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC, em uma norma chamada CERNE. Nesse contexto, destaca-se o uso de workflow, que organiza tarefas e processos de negócios de forma estruturada, envolvendo sistemas computacionais, agentes humanos ou ambos. Dada a complexidade das operações em incubadoras, a aplicação de metodologias multicritério torna-se essencial para apoiar uma tomada de decisões de forma criteriosa e estratégica na escolha da melhor ferramenta para utilização no workflow. Este trabalho propôs desenvolver um workflow eficiente e otimizado para processos de incubadora de empresas, visando aprimorar a seleção e priorização de tarefas, bem como a alocação de recursos, como meio de maximizar a taxa de sucesso dos empreendimentos incubados e fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo. Para tal, foi utilizado uma abordagem mista, combinando métodos qualitativos e quantitativos, para desenvolver um fluxo de trabalho eficiente para incubadoras, com base na norma CERNE 2018. Para a escolha do software mais adequado (Excel, Trello ou LibreOffice) foi utilizando o método multicritério TOPSIS. Após essa análise, o software escolhido orientou a estruturação de modelos e formulários alinhados ao CERNE, priorizando simplicidade e claramente. O LibreOffice foi identificado como a melhor solução, alcançando o maior valor no ranking final (C* = 0,7290), devido ao custo zero, licenciamento aberto e alta transparência. O Trello ficou em segundo lugar (C* = 0,3467), destacando-se em facilidade de uso e suporte, enquanto o Excel obteve o menor desempenho geral (C* = 0,2637). O LibreOffice destacou o melhor equilíbrio entre custo-benefício e eficiência. Já o Workflow permitiu interfaces facilitando a qualificação de empreendimento e gestão estratégica.
Abstract: The growth of incubators in the 2000s resulted in the creation of a standard operating model capable of systematizing the generation of innovative and successful ventures. In this context, the use of Workflows stands out, which organize business tasks and processes in a structured manner, involving computer systems, human agents or both. Given the complexity of operations in incubators, the application of multicriteria methodologies becomes essential to support careful and strategic decision-making. The research proposed developing an efficient and optimized Workflow for business incubator processes, aiming to improve the selection and prioritization of tasks, as well as the allocation of resources, as a means of maximizing the success rate of incubated ventures and strengthening the innovation and entrepreneurship ecosystem. To this end, a mixed approach was used, combining qualitative and quantitative methods, to develop an efficient Workflow for incubators, based on the CERNE 2018 Standard. Using the TOPSIS multicriteria method to choose the most appropriate software (Excel, Trello or LibreOffice). After this analysis, the chosen software guided the structuring of models and forms aligned with CERNE, prioritizing simplicity and clarity. LibreOffice was identified as the best solution, achieving the highest value in the final ranking (C* = 0.7290), due to its zero cost, open licensing and high transparency. Trello came in second place (C* = 0.3467), standing out in ease of use and support, while Excel obtained the lowest overall performance (C* = 0.2637). LibreOffice highlighted the best balance between cost-benefit and efficiency. The Workflow allowed interfaces facilitating the qualification of enterprise and strategic management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37482
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