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Título: Gestão estratégica na visão cooperativista: um estudo de caso em uma cooperativa central agroindustrial do oeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): Strategic management in the vision cooperative: a case study in an agribusiness cooperative central west Paraná
Autor(es): Borges, Reginaldo
Orientador(es): Xavier, Antonio Augusto de Paula
Palavras-chave: Cooperativismo
Agroindústria
Planejamento estratégico
Cooperation
Agricultural industries
Strategic planning
Data do documento: 28-Fev-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BORGES, Reginaldo. Gestão estratégica na visão cooperativista: um estudo de caso em uma cooperativa central agroindustrial do oeste do Paraná. 2011. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2011.
Resumo: Em função do aumento da competitividade do mundo empresarial, a necessidade de buscar e desenvolver novas técnicas de gestão tornou-se vital para o sucesso das organizações. Diante deste cenário, toda empresa necessita formular estratégias precisas e consistentes para alcançar os objetivos estipulados, para tanto, é necessário desenvolver um processo estratégico que direcione os negócios. O objetivo deste trabalho é verificar na visão cooperativista, como ocorre o processo de gestão estratégica. Para tanto, a pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira foi a aplicação de um questionário a cinco pessoas que ocupam cargo de gerência e participam do processo decisório da cooperativa, cada pergunta composta de uma tabela a ser preenchida pelo respondente. Para a segunda etapa adotou-se a entrevista semi-estruturada a qual conteve cinco perguntas baseadas nos Critérios de Excelência da Fundação Nacional da Qualidade e foi aplicada a duas pessoas que compõem o executivo da cooperativa. A escolha por utilizar tanto questionário quanto a entrevista, possibilitou o levantamento e subsídios para a triangulação dos dados e identificar a os elementos que respondem o problema de pesquisa. O resultado do trabalho foi a apresentação de uma estrutura de gestão estratégica com base na percepção dos atores sociais, subdivida em cinco etapas. A primeira etapa compreende: ambiente interno composto das variáveis, marketing, finanças, recursos humanos, produção, logística, tecnologia da informação e aspectos organizacionais; ambiente externo composto das variáveis, econômica, político/legal, social, mercado/demanda e tecnológica; forças competitivas de mercado composta das variáveis, concorrência, compradores, fornecedores, novos entrantes e produtos substitutos. A segunda etapa compreende as diretrizes organizacionais apontando os objetivos da cooperativa, a terceira etapa compreende a formulação de estratégias e a quarta e quinta etapa, implementação e controle das estratégias respectivamente. Tal estrutura apresenta-se como uma ferramenta de grande importância para a gestão nas cooperativas agroindustriais devido ao alto nível de competitividade e a necessidade de criar estratégias consistentes para atingir os objetivos organizacionais.
Abstract: Due to increasing competitiveness of the business world, the need to seek and develop new management techniques has become vital to the success of organizations. Given this scenario, every company need to formulate accurate and consistent strategies to achieve the objectives stipulated, therefore, it is necessary to develop a strategic process that directs the business. The aim of this study is check in cooperative vision, occurs as the process of strategic management. For both, the survey was conducted in two stages: the first was the application of a questionnaire administered to five people occupying an office manager and participate in the decision making process of the cooperative, each question consists of a table to be completed by the respondent. For the second step was adopted the semi-structured interview which contained five questions based on the Criteria of Excellence National Quality Foundation and was applied to two people who comprise the executive of the cooperative. The choice of using both the questionnaire as interview, allowed the survey of subsidies for the triangulation of data and identify the elements that respond to the research problem. The result of this study was presentation the a strategic management structure based on the perception of social actors subdivided into five stages. The first phase will include: internal environment consist of variables, marketing, finance, human resources, production, logistics, information technology and organizational aspects; external environment consist of variables, economic, political/legal, market/demand, social and technological; competitive market forces composed of variables, competition, customers, suppliers, new entrants and substitute products. The second stage covers the organizational guidelines, pointing out the objectives of the cooperative, the third step involves the formulation of strategies and the fourth and fifth stage, the implementation and control strategies respectively. This structure presents itself as an important tool for management in agribusiness cooperatives because of the high level of competitiveness and the need for create consistent strategies to achieve organizational goals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3729
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