Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37191
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoterle, Franciele Pistore-
dc.date.accessioned2025-06-16T13:12:15Z-
dc.date.available2025-06-16T13:12:15Z-
dc.date.issued2025-04-30-
dc.identifier.citationMOTERLE, Franciele Pistore. A figuração feminina nas obras O cortiço e Luzia-homem. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/37191-
dc.description.abstractThis dissertation analyzes the characters Bertoleza and Luzia, respectively present in the novels O Cortiço, written by Aluísio Azevedo and first published in 1890, and Luzia-Homem, by Domingos Olímpio, whose first publication occurred in 1903, aligning the interpretation of these characters to the literary (Candido, 1965, 1991, 2015; Sodré, 1965; Xavier, 1998), historical (Barros, 2001; Perrot, 2012; Bonacchi and Groppi, 1995), sociological (Schwarz, 1999; Reis, 1987; Souza, 2017), comparative (Carvalhal, 2006; Nolasco, 2011; Nitrini, 2012) and patriarchal (Lerner, 2019; Costa, 2019) contexts. 1999), among others. The reflections in this work seek to establish parallels between fictional and plausible elements, focusing on the black and enslaved woman (Bertoleza) and the poor and northeastern woman (Luzia), who occupy the margins of Brazilian society, evaluating them from the perspective of issues related to gender and race stereotypes and power relations between the oppressed and the oppressors in dialogue with historical-social concepts. Based on naturalist assumptions, this research observes and analyzes literature's role in the social context. Thus, through literary, historical, and sociological mapping, the analysis focuses on the female figuration of Bertoleza and Luzia, highlighting the similarities and differences in the social and literary bias by comparing their trajectories within the social and cultural conditions of Rio de Janeiro and Sobral. It was understood that, by highlighting female figures such as the black and enslaved woman (Bertoleza) and the poor and northeastern woman (Luzia), there is not only the representation of a crucial moment in literary history (marked by strong patriarchal and ethnic influences) but also the emphasis on novels strongly marked by social criticism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectAzevedo, Aluísio, 1857-1913pt_BR
dc.subjectOlympio, Domingos, 1850-1906pt_BR
dc.subjectMulheres na literaturapt_BR
dc.subjectLiteratura - Análisept_BR
dc.subjectWomen in literaturept_BR
dc.subjectLiterature - Analysispt_BR
dc.titleA figuração feminina nas obrasOo cortiço e Luzia-homempt_BR
dc.title.alternativeThe female figuration in novels O cortiço and Luzia-homempt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa as personagens Bertoleza e Luzia, respectivamente presentes nos romances O Cortiço, escrito por Aluísio Azevedo e publicado pela primeira vez em 1890, e Luzia-Homem, de Domingos Olímpio, cuja primeira publicação ocorreu em 1903, alinhando a interpretação destas personagens aos contextos literário (Candido, 1965, 1991, 2015; Sodré, 1965; Xavier, 1998), histórico (Barros, 2001; Perrot, 2012; Bonacchi e Groppi, 1995), sociológico (Schwarz, 1999; Reis, 1987; Souza, 2017), comparativista (Carvalhal, 2006; Nolasco, 2011; Nitrini, 2012) e patriarcal (Lerner, 2019; Costa, 1999), dentre outros. As reflexões, neste trabalho, buscam estabelecer paralelos entre os elementos fictícios e verossímeis, focando na mulher negra e escravizada (Bertoleza) e na mulher pobre e nordestina (Luzia), que ocupam as margens da sociedade brasileira, avaliando-as sob o viés de questões relacionadas a estereótipos de gênero e raça e relações de poder entre oprimidos e opressores em diálogo com conceitos histórico-sociais. Partindo de pressupostos naturalistas, a presente pesquisa observa e analisa o papel que a literatura ocupa no contexto social. Assim, por meio de um mapeamento literário, histórico e sociológico, a análise se detém na figuração feminina de Bertoleza e Luzia, destacando as semelhanças e distinções no viés social e literário, ao comparar suas trajetórias dentro das condições sociais e culturais do Rio de Janeiro e de Sobral. Compreendeu-se que, ao destacar figuras femininas como a mulher negra e escravizada (Bertoleza), a pobre e nordestina (Luzia), não apenas há a representação de um momento crucial na história literária (marcado por fortes influências patriarcais e étnicas), mas também existe o destaque de romances fortemente marcados pela crítica social.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-5955-468Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1528997660007679pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9762-1775pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Hidemi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0230003569520230pt_BR
dc.contributor.referee2Fioruci, Wellington Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9190152138893605pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira, Vanderléia da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5650751127291119pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
figuracaofemininabertolezaluzia.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons