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Título: Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade do CNPq: a engenharia de produção no triênio 2007-2009
Título(s) alternativo(s): Analysis of the technical-scientific production of productivity scholars of CNPq: the production engineering on triad 2007-2009
Autor(es): Picinin, Claudia Tania
Orientador(es): Kovaleski, João Luiz
Palavras-chave: Publicações científicas
Bolsas de estudo
Engenharia de produção
CNPq
Science publishing
Scholarships
Production engineering
Data do documento: 10-Dez-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PICININ, Claudia Tania. Análise da produção técnico-científica dos bolsistas de produtividade do CNPq: a engenharia de produção no triênio 2007-2009. 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O potencial de uma nação para gerar conhecimento e converter conhecimento em desenvolvimento social está ligado diretamente aos agentes institucionais geradores e aplicadores de conhecimento, ou seja, universidade, pesquisadores e empresas. Neste cenário, alguns indicadores são utilizados no intuito de mensurar o desenvolvimento em ciência e tecnologia no Brasil, dentre os quais estão a produção científica, número de doutores formados, investimento em pesquisa e desenvolvimento, investimento em pós-graduação, dentre outros. No processo de evolução da pós-graduação no Brasil, um marco está inserido no ano de 1951, com a criação de agências de fomento à pesquisa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e tecnológico (CNPq), as quais exerceram fundamental auxilio para o desenvolvimento da pesquisa no interior das instituições de ensino. As bolsas de estudo e pesquisa caracterizam uma das principais formas de auxílio. Nessa perspectiva, o presente estudo objetivo: analisar a produção científica do triênio 2007-2009 dos bolsistas de produtividade do CNPq da área de avaliação Engenharia de Produção da CAPES. No que tange à ciência, tecnologia e inovação, a literatura aponta avanço significativos em algumas áreas e precário em outras. Indicadores como produção científica apresentam destaque em algumas áreas do conhecimento, porém, outras áreas ainda são embrionárias, ou seja, há certa disparidade dentro das próprias áreas de produção de conhecimento. Para medir a produção científica dos 101 bolsistas de produtividade da subárea de avaliação Engenharia de Produção, utilizou-se como fonte de informação os currículos Lattes dos pesquisadores. Para evitar variação no período de coleta de dados, os currículos foram salvos na versão pdf em junho de 2010. O instrumento para coleta de dados contemplou informações relativas à liderança em grupos de pesquisa; publicações em periódicos; sendo a mesma coletada na sua forma estratificada por qualis do periódico na área de Engenharia de Produção; produção técnica; orientações concluídas. Os resultados apontaram que há correlação entre o nível de bolsa produtividade concedida e o volume de publicações qualificadas em periódicos, no entanto, grupos de bolsistas produtividade com nível de bolsa 1C apresentam produção científica mais consistente em relação ao nível de bolsistas produtividade 1A (nível mais elevado). Quanto aos critérios da CAPES para concessão de bolsa produtividade, percebe-se que os mesmos não são somente fatores quantitativos, mas também fatores qualitativos. Assim, infere-se que há avaliação da produção científica dos pesquisadores, o que caracteriza um critério quantitativo, porém, os critérios qualitativos, como por exemplo, liderança em linhas de pesquisa e formação de recursos humanos definem a concessão ou não das bolsas.
Abstract: The potential of a nation to generate knowledge and to convert knowledge in social development is linked directly to the institutional agents’ generators and applicators of knowledge, in other words, university, researchers and companies. In this scenario, some indicators are used objectifying to measure the development in science and technology in Brazil, such as scientific production, number of PhD, investment in research and development, investment in post graduation, and other. In the post graduation evolution process on Brazil, there is a mark is 1951, with the creation of research fomentation agencies CAPES and CNPq, which ones exercised elemental assist for the research development inside the universities. The scholarships characterize one of the main forms of assist. In this perspective, the present study objectifies: to analyze the scientific production of triad 2007-2009 of the productivity scholars of CNPq of Production Engineering area of CAPES. The literature on science, technology and innovation points significant advance in some areas and precarious in another. Indicators such as scientific production are highlighted in some knowledge areas, however, other areas still are starting, in other words, there is disparity inside the knowledge production between the areas. To measure the scientific production of the 101 Production Engineering area's productivity scholars, it was used the researchers' curriculums Lattes. To avoid variation in the data collection period, the curriculums were saved in June 2010. The instrument for data collection contemplated information related to the leadership in research groups; Publications in journals; being collected stratified by Qualis of the journals in the Production Engineering area; Technical production; Concluded supervisions. The results showed that there is correlation between level of conceded scholarship and the qualified publications in journals, however, scholars productivity’s groups with level 1C present more consistent scientific production than the scholars productivity level 1A (more elevated level). About CAPES’s criteria for scholarship productivity concession, it was concluded that these aren't only quantitative factors, but also qualitative factors. This way, it infers that there are researchers scientific production evaluation, which is a quantitative criterion, however, the qualitative criteria, such as leadership in research lines and formation of human resources define the concession or no of the scholarships.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3718
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