Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3713
Título: Os processos avaliativos como subsídios ao planejamento institucional: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Título(s) alternativo(s): The evaluation processes as subsidies for institutional planning: a case study in the Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
Autor(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Orientador(es): Resende, Luis Mauricio Martins de
Palavras-chave: Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Avaliação educacional
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil)
Education, Higher
Public universities and colleges
Education - Evaluation
Data do documento: 22-Out-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SANTOS, Cidmar Ortiz dos. Os processos avaliativos como subsídios ao planejamento institucional: um estudo de caso na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. 2010. 104 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa. 2010.
Resumo: O sistema nacional de avaliação do ensino superior tem se apresentado como um processo importante e que, de forma integrada, vem realizando a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, considerando os diversos fatores como responsabilidade social, diversidade do sistema, respeito à identidade, globalidade e de continuidade dos processos de avaliação. O sistema foi instituído pela Lei 10.861/2004, a qual regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O presente trabalho, teve como objetivo identificar os resultados obtidos nos processos de avaliação com subsídios para o planejamento Institucional da IES. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, e a fonte de dados foi a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, a qual possui um sistema de avaliação implantado. Os principais resultados do estudo são: o sistema encontrasse estruturado e em grande parte consolidados; parte das ações desenvolvidas pela instituição independe da obrigatoriedade da legislação, são proposições que vão além da obrigação legal; merece atenção especial ainda, os mecanismos de avaliação utilizados, os quais em seu conjunto compõe por categoria a avaliação total da instituição.
Abstract: The national evaluation system of higher education has emerged as an important process and that, in an integrated manner, is conducting an assessment of the institutions, courses and student performance, considering the various factors such as social responsibility, system diversity, respect identity, and continuity overall evaluation processes. The system was established by Act 10.861/2004, which regulates the National System off Higher Education Assessment (SINAI). The present study aimed to identify the result obtained in evaluation processes whit background information for planning institutional IES. The methodology used was case study and the data sourc was the Federal Technological University of Paraná, which has an evaluation system implemented. The main findigs are :The system is structured and largely consolidated, part of the actions undertaken by the independent institution of mandatory legislation, are propositions that go beyond legal obligation, also deserves special attention, the mechanisms used, which makes up a whole category by the total assessment of the institution. Keywords: Institutional Planning. Institutional Assessment. Higher Education Institutions. Committee Assessment (CPA). National Systme of Higher Education Assessment (SINAI).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3713
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Santos, Cidmar Ortiz dos_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir Solicitar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.