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Título: Ações de gestão do conhecimento para sustentar a implementação da inovação de valor
Título(s) alternativo(s): Knowledge management actions to support the implementation of value innovation
Autor(es): Carvalho, Ricardo Monteiro de
Orientador(es): Reis, Dálcio Roberto dos
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Desenvolvimento organizacional
Knowledge management
Technological innovations
Organizational change
Data do documento: 9-Abr-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CARVALHO, Ricardo Monteiro de. Ações de gestão do conhecimento para sustentar a implementação da inovação de valor. 2010. 234 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O objetivo desta dissertação de mestrado foi o de identificar aquelas ações de Gestão do Conhecimento decorrentes da correlação entre os 9 Fatores Organizacionais e as 7 Dimensões da Gestão do Conhecimento que influenciam na capacidade de criar ambientes propícios para a implementação da Inovação de Valor. A abordagem do problema foi quantitativa, decorrente da aplicação simultânea de dois instrumentos de pesquisa com assertivas fechadas baseadas em uma escala Likert de 1 a 5. O primeiro instrumento foi traduzido e adaptado do instrumento Value Innovation Potential Assessment Tool (VIPAT), nomeado na sua versão em português para Ferramenta de Avaliação de Potencial de Inovação de Valor (FAPIV); o segundo instrumento foi adaptado e nomeado como Ferramenta de Avaliação das 7 Dimensões da Gestão do Conhecimento e suas respectivas ações de Gestão do Conhecimento. A pesquisa desenvolveu-se por meio da correlação de Pearson, por meio do Software Minitab 15, entre as 7 Dimensões da Gestão do Conhecimento e suas respectivas ações de Gestão do Conhecimento e os 9 Fatores Influentes de Inovação de Valor. A pesquisa de campo, onde o procedimento técnico foi um estudo de caso foi realizada em uma organização de pequeno porte, denominada como Organização Alpha. A referida Organização atua no ramo de produção de manuais técnicos e presta serviços de impressão sob demanda, além da fabricação e comercialização de peças industriais para diversos ramos industriais. A população de 31 colaboradores das três unidades da organização Alpha, contou com uma amostra de 26 colaboradores (84%), 4 da alta administração e 22 pertencentes ao grupo dos demais colaboradores. O referencial teórico versou sobre os temas Gestão do Conhecimento e Inovação de Valor. A análise dos resultados permitiu constatar que a Organização Alpha possui potencial para Inovar em Valor e possui elevado nível de adoção de ações de Gestão do Conhecimento. Os resultados permitiram constatar que as ações de Gestão do Conhecimento exercem influência distinta sobre a alta administração e os demais colaboradores. Como produtos desta pesquisa, foram obtidos dois novos instrumentos com somente aquelas ações de Gestão do Conhecimento que exercem influência na capacidade de criar ambientes propícios à Inovação de Valor, um voltado à alta administração e o outro voltado aos demais colaboradores. Considera-se que a contribuição científica deste trabalho, refere-se a metodologia empregada para encontrar correlações e pontos de convergência entre a Gestão do Conhecimento e a Inovação de Valor.
Abstract: The goal of this dissertation was to identify those actions of Knowledge Management under the correlation between 9 Organizational Factors with 7 Dimensions of Knowledge Management that influence the ability to create propitious environments to influent the implementation of Value Innovation. A quantitative approach to the problem was due to the simultaneous application of two survey instruments with assertions closed based on a Likert scale 1-5. The first instrument was translated and adapted to the instrument Value Innovation Potential Assessment Tool (VIPAT), named in the version in Portuguese as FAPIV, the second instrument was adapted and named as a Tool for Assessment of the 7 Dimensions of Knowledge Management and their respective actions of Knowledge Management. The survey was developed by Pearson correlation, using the software Minitab 15, between 7 Dimensions of Knowledge Management and their respective actions of Knowledge Management and 9 Organizational Influential Factors of Innovation Value. The field research where the technical procedure was a study case which was conducted in a small organization (SME), known as Organization Alpha. This organization operates in the segment of production of technical manuals and provides services on-demand printing, manufacturing and commercialization of industrial parts for several types of industries. The population of 31 employees of the three units of the organization Alpha, had a sample of 26 employees (84%), 4 belonging to the high administration management and 22 belonging to the group of rest of employees. The theoretical framework elaborated on the themes of Knowledge Management and Value Innovation. The analysis results found that the Organization Alpha has the potential to innovate in value and has a high level of adoption of actions of Knowledge Management. The results showed that the actions of Knowledge Management exert different influence on high administration management and other employees. As products of this research, they obtained two new instruments with only those actions of knowledge management that influence the ability to create propitious environments to implement Value Innovation, one aimed to high administration management and the other aimed to the rest of collaborators. It is considered that the scientific contribution of this dissertation, refers to the methodology used to find correlations and points of convergence between Knowledge Management and Value Innovation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3692
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