Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36908
Título: | Uma proposta de ensino biologia: a relação arte, ciência e tecnologia em Self de Marc Quinn |
Título(s) alternativo(s): | A proposal for teaching biology: the relationship of art, science and technology in Self by Marc Quinn |
Autor(es): | Bussi, Leticia de Moraes |
Orientador(es): | Miquelin, Awdry Feisser |
Palavras-chave: | Arte e ciência Interpretação de imagens Escultores Biologia - Estudo e ensino Art and science Picture interpretation Sculptors Biology - Study and teaching |
Data do documento: | 16-Jun-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Ponta Grossa |
Citação: | BUSSI, Leticia de Moraes. Uma proposta de ensino biologia: a relação arte, ciência e tecnologia em Self de Marc Quinn. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023. |
Resumo: | Neste trabalho apresentamos uma proposta de investigação no âmbito da relação entre Arte e Ciência, ancorada na Leitura de Imagens através da análise por Estilos de Raciocínio nas Ciências e nas Artes com o objetivo principal de investigar quais são as contribuições de uma análise imagética no Ensino de Biologia. Para tanto, a série de esculturas Self, do artista Marc Quinn, foi escolhida como objeto de pesquisa. A escolha justificou-se devido sua natureza crítica, onde pode-se retirar não só elementos artísticos, mas também, elementos científicos que podem ser explorados e utilizados de maneira interdisciplinar entre a Arte e a Biologia para transmitir conceitos teóricos de maneira prática, facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Para ação teórica nos baseamos na proposição de Leitura de Imagem Interdisciplinar de Silva e Neves (2016) e para a análise de Estilos de Raciocínio utilizamos Bueno (2018). Como produto didático-educacional propusemos a sistematização desses conhecimentos através do desenvolvimento de planejamentos escolares metodologicamente fundamentados na criação de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade de Gerard Fourez (1997), explorando a complexidade na relação entre a Arte e Ciência, com foco principal no ensino de Biologia. |
Abstract: | In this paper we present an investigation proposal within the scope of the relationship between Art and Science, anchored in the Reading of Images through the analysis by Reasoning Styles in Sciences and in the Arts with the main goal to investigate what are the contributions of an image analysis in the Teaching of Biology. For this purpose, the series of sculptures “Self”, by the artist Marc Quinn, was chosen as an object of research. The choice is justified due to its critical nature, in which not only artistic elements can be removed, but also scientific elements that can be explored and used as an interdisciplinary way between Art and Biology to transmit theoretical concepts in a practical way, facilitating the teaching and learning process. For theoretical action, we based ourselves on the Interdisciplinary Image Reading proposition by Silva and Neves (2016) and for the analysis of Reasoning Styles we used Bueno (2018). As a didactic-educational product, we proposed the systematization of this knowledge through the development of school plans methodologically based on the creation of an Interdisciplinary Island of Rationality by Gerard Fourez (1997), exploring the complexity in the relationship between Art and Science, with its main focus on teaching Biology. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36908 |
Aparece nas coleções: | PG - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
propostaensinobiologiarelacaoarteciencia.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons