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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36815
Título: | Otimização de rotas para coleta seletiva no setor central de Toledo - PR: uma abordagem determinística com o algoritmo A* para minimização eficiente |
Título(s) alternativo(s): | Route optimization for selective waste collection in the central sector of Toledo - PR: a deterministic approach using the A* algorithm for efficient minimization |
Autor(es): | Baleroni, Pedro Augusto dos Santos |
Orientador(es): | Jeronymo, Daniel Cavalcanti |
Palavras-chave: | Cidades inteligentes Coleta seletiva de lixo Algorítmos computacionais Pesquisa operacional Smart cities Refuse collection Computer algorithms Operations research |
Data do documento: | 19-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Toledo |
Citação: | BALERONI, Pedro Augusto dos Santos. Otimização de rotas para coleta seletiva no setor central de Toledo - PR: uma abordagem determinística com o algoritmo A* para minimização eficiente. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023. |
Resumo: | As cidades inteligentes são um novo conceito de cidade que surgiu para lidar com o aumento da população urbana e a necessidade de planejamento urbano. Elas podem ser definidas pelo uso de tecnologias e dados para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes. A coleta seletiva de lixo é uma prática importante para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade das cidades. O uso de algoritmos de roteamento para planejar rotas eficientes para a coleta de lixo pode ajudar a reduzir o congestionamento do tráfego, minimizar o tempo de coleta e reduzir os custos de combustível. Neste trabalho é proposta a aplicação do algoritmo A* ao problema de coleta seletiva de lixo na cidade de Toledo-PR. Mediante levantamento de dados in loco foram mapeados 84 pontos de coleta seletiva na região central do município. O grafo da região central, obtido através do projeto público OpenStreetMap, foi utilizado para resolver o problema de caminho mínimo entre os pontos de coleta seletiva. O algoritmo de roteamento para pontos de coleta seletiva obteve resultados promissores, alcançando uma distância mínima de 26,82 km. Ainda, os resultados desta pesquisa podem ser usados para embasar futuras pesquisas visando resolver também o problema da escolha ótima de ordem de visitação dos pontos de coleta. |
Abstract: | Smart cities are a new concept of cities that have emerged to deal with the increase in urban population and the need for urban planning. They can be defined by the use of technologies and data to improve the quality of life of their inhabitants. Selective waste collection is an important practice for preserving the environment and the sustainability of cities. The use of routing algorithms to plan efficient routes for waste collection can help reduce traffic congestion, minimize collection time, and reduce fuel costs. In this work, the application of the A* algorithm to the problem of selective waste collection in the city of Toledo-PR is proposed. Through on-site data collection, 84 selective collection points were mapped in the central region of the municipality. The graph of the central region, obtained through the public OpenStreetMap project, was used to solve the minimum path problem between the selective collection points. The routing algorithm for selective collection points achieved promising results, reaching a minimum distance of 26.82 km. Furthermore, the results of this research can be used to support future research aimed at also solving the problem of optimal choice of visitation order for collection points. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36815 |
Aparece nas coleções: | TD - Engenharia de Computação |
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