Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36789
Título: Análise e desenvolvimento de um microcontrolador didático
Título(s) alternativo(s): Analysis and development of a educational microcontroller
Autor(es): Bertuol, Vinicius
Orientador(es): Mathias, Luis Carlos
Palavras-chave: Microcontroladores
Computadores - Equipamento de entrada e saída
Métodos de simulação
Microcontrollers
Computer input-output equipment
Simulation methods
Data do documento: 19-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BERTUOL, Vinicius. Análise e desenvolvimento de um microcontrolador didático. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2024.
Resumo: O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um microcontrolador didático genérico, com o objetivo de oferecer uma solução prática e eficiente para o ensino de microcontroladores e sistemas digitais na Engenharia de Computação. A pesquisa destaca a relevância do aprendizado prático de microcontroladores na formação técnica dos engenheiros, alinhando-se às Diretrizes Curriculares Nacionais e às demandas atuais do mercado. A metodologia adota uma abordagem prática e progressiva, introduzindo conceitos teóricos fundamentais, seguidos pela aplicação prática por meio do desenvolvimento de um microcontrolador completo em nível de hardware. O projeto é estruturado em etapas de pesquisa, análise, planejamento, implementação e teste. A implementação utiliza ferramentas de software, que possibilitam modelar, projetar e simular os componentes de hardware de um microcontrolador de maneira virtual, a fim de estudar melhor a arquitetura e o funcionamento destes dispositivos importantes na computação. Simulações computacionais realizadas validaram o funcionamento do modelo, destacando sua aderência ao comportamento teórico esperado. Este trabalho contribui para o ensino de microcontroladores ao propor uma solução didática adaptável, capaz de fomentar o aprendizado baseado em projetos e o desenvolvimento de competências críticas. Além disso, reforça a integração entre teoria e prática, preparando futuros engenheiros para os desafios tecnológicos do mercado, enquanto promove a inovação no ambiente educacional.
Abstract: The present work introduces the development of a generic didactic microcontroller, aiming to provide a practical and efficient solution for teaching microcontrollers and digital systems in Computer Engineering. The research highlights the importance of hands-on learning with microcontrollers in the technical training of engineers, aligning with the National Curriculum Guidelines and the current demands of the market. The methodology adopts a practical and progressive approach, introducing fundamental theoretical concepts, followed by practical application through the development of a complete hardware-level microcontroller. The project is structured into stages of research, analysis, planning, implementation, and testing. The implementation employs software tools that enable the modeling, design, and simulation of the hardware components of a microcontroller in a virtual environment, facilitating a deeper understanding of the architecture and operation of these critical computing devices. Computer simulations conducted validated the functionality of the model, emphasizing its adherence to the expected theoretical behavior. This work contributes to the teaching of microcontrollers by proposing an adaptable didactic solution capable of fostering project-based learning and the development of critical skills. Additionally, it reinforces the integration of theory and practice, preparing future engineers for the technological challenges of the market while promoting innovation within the educational environment
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36789
Aparece nas coleções:TD - Engenharia de Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisemicrocontroladordidatico.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons