Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36660
Título: | Saberes-fazeres socioambientais fronteiriços: sentipensando experiências territoriais |
Título(s) alternativo(s): | Border socio-environmental knowledge-doings: sense thinking about territorial experiences |
Autor(es): | Cichoski, Pamela |
Orientador(es): | Oliveira, Marlize Rubin |
Palavras-chave: | Gestão do conhecimento Universidades e faculdades Ciência - Aspectos sociais Cultura popular Knowledge management Universities and colleges Technology - Social aspects Popular culture |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CICHOSKI, Pamela. Saberes-Fazeres socioambientais fronteiriços: sentipensando experiências territoriais. 2025. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | A presente tese tem como foco a produção de conhecimentos, a partir do território, como possibilidades de diálogos de saberes entre sujeitos na relação sociedade-natureza. Nesse sentido, o tema de investigação é a coprodução de saberes-fazeres em experiências socioambientais e territoriais a partir de relações comunitárias. O lugar da pesquisa-ação-reflexão é o Centro de Integração Madre Maria Domênica – CIMMAD, bairro Padre Ulrico em Francisco Beltrão – PR/BR, desdobrando-se em uma rede de sujeitos e instituições. Nesse sentido, a perspectiva decolonial é o caminho epistêmico de construção da tese para análise e discussão crítica/reflexiva, num movimento de ressignificação de histórias locais, de valorização de identidades culturais e saberes-fazeres dos sujeitos. A abordagem metodológica é a Pesquisa-Ação-Participativa (IAP) considerando os movimentos de pesquisa-ação-reflexão a partir do lugar e das territorialidades cotidianas. A realização dessa tese justifica-se pela emergência de pesquisas e compreensões acerca das questões que envolvem os processos histórico-temporais que constituem e configuram a produção de conhecimentos de base local. Assim como, a importância de sensibilidades sobre o lugar, o reavivamento das territorialidades, da autogestão e da autonomia, como caminhos para a transformação social. O objetivo foi analisar saberes-fazeres em dinâmicas socioambientais sentipensando o território como lugar de vida, em processos de resistência. Nesse caminho, a presente tese está dívida em cinco capítulos, em que buscamos refletir crítica e dialogicamente sobre o tema proposto, considerando as interrelações sociedade-natureza, territorialidade-lugar e território como lugar de vida, a partir das sensibilidades de viver dos sujeitos com quem trabalhamos, buscamos perceber as e nas experiências socioambientais contribuições para o fortalecimento de ciência popular localizadas. Nesse caminhar por meio da IAP, concluímos que saberes-fazeres socioambientais fronteiriços vinculados às experiências territoriais conduzem a processos de resistências local e que a IAP atua para a coprodução de conhecimentos, ligados as territorialidades cotidianas, para gerar soluções locais. |
Abstract: | This thesis focuses on the production of knowledge from the territory, as possibilities for dialogues of knowledge between subjects in the society-nature relationship. In this sense, the research theme is the co-production of know-how in socio-environmental and territorial experiences based on community relations. The place for the research-action-reflection is the Centro de Integração Madre Maria Domênica – CIMMAD, Padre Ulrico neighborhood in Francisco Beltrão – PR/BR, unfolding into a network of subjects and institutions. In this sense, the decolonial perspective is the epistemic path of construction of the thesis for analysis and critical/reflective discussion, in a movement of resignification of local histories, of valorization of cultural identities and know-how of the subjects. The methodological approach is Participatory-Action-Research (IAP) considering the research-action-reflection movements from the place and everyday territorialities. The development of this thesis is justified by the emergence of research and understandings about the issues involving the historical-temporal processes that constitute and configure the production of locally based knowledge. As well as the importance of sensitivities about place, the revival of territorialities, self-management and autonomy, as paths to social transformation. The objective was to analyze know-how in socio-environmental dynamics, thinking of the territory as a place of life, in processes of resistance. In this way, this thesis is divided into five chapters, in which we seek to reflect critically and dialogically on the proposed theme, considering the interrelations between society-nature, territoriality-place and territory as a place of life, based on the living sensibilities of the subjects with whom we work, we seek to perceive the contributions in socio-environmental experiences to the strengthening of localized popular sciences. In this journey through the IAP, we concluded that border socio-environmental know-how linked to territorial experiences lead to processes of local resistance and that the IAP acts to co-produce knowledge, linked to everyday territorialities, to generate local solutions. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36660 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
saberesfazeressocioambientaisfrontericos.pdf | 9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons