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Título: Portal de apoio à gestão da inovação para empresas paranaenses inovadoras
Autor(es): Silvério, Anderson
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Portais da Web
Serviços de informação empresarial
Inovações tecnológicas
Gestão do conhecimento
Web portals
Business information services
Technological innovations
Knowledge management
Data do documento: 11-Dez-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: SILVÉRIO, Anderson. Portal de apoio à gestão da inovação para empresas paranaenses inovadoras. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.
Resumo: O objetivo deste estudo foi propor um conjunto de conteúdos, serviços e funcionalidades para um portal de apoio à Gestão da Inovação para um conjunto de empresas paranaenses. No contexto de uma sociedade e economia ávidas por informação e conhecimento, os portais de conhecimento são ferramentas que se destacam, por permitirem que seus usuários registrem, compartilhem e reutilizem conhecimentos disponíveis. Os portais de conhecimento podem, no entanto, ter diversos focos, e serem definidos em função destes. Este estudo trata, em específico, de um portal de serviços e informações. Nasceu do anseio de se apoiar empresas paranaenses em sua gestão da inovação, prioritariamente tecnológica, o que leva ao problema particular da pesquisa: quais são os repositórios de conteúdo, serviços e funcionalidades necessários a um portal de apoio à gestão da inovação para empresas paranaenses inovadoras? No intuito de responder este questionamento, elegeram-se os objetivos específicos: (i) diagnosticar a percepção das empresas quanto ao uso de recursos do conhecimento, da gestão de tecnologia e inovação, e da importância e uso de fontes de informação para inovação, com o fim de identificar conteúdos de apoio; (ii) identificar serviços eletrônicos e funcionalidades para apoio à gestão da inovação tecnológica, passíveis de implementação em um portal desta categoria; (iii) desenvolver um modelo computacional para um protótipo do portal de serviços e informações. Para execução do primeiro e segundo objetivos foram utilizados questionários com opções de respostas fechadas, graduadas em escalas, com aplicação de métricas para a classificação dos resultados. O conjunto da amostra contou com quarenta e cinco respondentes, em sua maioria envolvidos com PD&I, de quarenta e uma empresas paranaenses inovadoras. Para execução do terceiro objetivo, foram descritas ações de análise e modelagem do protótipo do portal. Entre os resultados alcançados, estão algumas recomendações de conteúdo, a identificação de serviços digitais e funcionalidades; e diretrizes para um modelo computacional do portal. Entre as recomendações de conteúdo, destacam-se: o emprego de práticas de gestão na vigilância tecnológica de produtos; incentivo à formação de redes de conhecimento e inovação entre organizações; o uso da inovação como um indicador de competitividade; práticas tecnológicas para melhor aproveitamento do conhecimento e outros ativos intangíveis; valorização de um processo acumulativo de conhecimento e ações de estímulo à inovação. Os serviços digitais identificados, após validação pelo modelo computacional, foram: Apoio à Inovação; Diretório de Oportunidades; Legislação, Normas e Documentos de Referência; Biblioteca Virtual de Trabalhos Acadêmicos; Boletim Informativo; Indicadores de Inovação; Sondagem Temática e Enciclopédia de PGT&I. Entre as diretrizes para o modelo computacional do portal, destacam-se: o uso de conceitos de programação orientada a objeto e de design patterns, a abstração de camadas lógicas da aplicação, a arquitetura por módulos e a especialização dos usuários. Almeja-se que o produto final possa ser útil à disseminação de informações tecnológicas, cooperação entre agentes de inovação e que permita, às empresas paranaenses, melhor gestão da inovação.
Abstract: The objective of this study was to propose a set of content, services and features for a portal to support Innovation Management for a number of Paranaense Companies. In the context of an eager society and economy by information and knowledge, the portals of knowledge are tools that can be emphasized by allowing their users registering, sharing and reusing the knowledge available. The portals of knowledge may, however, have several outbreaks, and must be defined according to them. This study treats, in specific, of a services and information portal. It was brought forth to support Paranaense Companies in its innovation management, technological priority, which leads to the particular problem of this research: what are the repositories of content, services and features needed for a portal to support innovation management for innovative Paranaense Companies? In order to answer this question, specific objectives had been elected: (i) diagnose the perception of business as the use of resources of knowledge, technology and innovation management, and the importance and use of information sources for innovation, to identify the supporting content, (ii) identify electronic services and features to support the management of technological innovation, capable to be implemented into a portal of this category, and (iii) develop a computational model for a prototype of services and information portal. For the implementation of the first and second goals were used questionnaires with options for closed answers, graduated in scales, with metric application to the results classification. The whole set of the sample had forty-five respondents, mostly involved with RD&I, from forty-one innovative Paranaense Companies. To implement the third goal, were described actions of analysis and modeling of the portal prototype. Among the achievements, there are some content recommendations, the identification of digital services and features, and guidelines for a computational model of the portal. Concerning recommendations of content, had been distinguished: the employment of management practices in monitoring of technological products, encouraging the formation of networks of knowledge and innovation among organizations, the use of innovation as an indicator of competitiveness, technological practices for better utilization of knowledge and other intangible assets, valuation of a cumulative process of knowledge and actions to stimulate innovation. The digital services identified, after validation by the computational model, were: Support for Innovation; Directory Opportunities; Laws, Rules and Reference Documents, Virtual Library of Academic Works; Newsletter; Indicators of Innovation; Thematic Surveying and Technology Management Tools Encyclopedia. Among the guidelines for the computational model of the portal are detached: the using of oriented programming concepts to an object and design patterns to an abstraction of logical layers of the application, the architecture for modules and the users specialization. It was expected that the final product may be useful to the spread of technological information and to the cooperation between agents of innovation, allowing to the Paranaense businesses better management of innovation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3662
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