Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Borba, Leonardo Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T20:47:41Z | - |
dc.date.available | 2025-04-15T20:47:41Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-06 | - |
dc.identifier.citation | BORBA, Leonardo Costa de. Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática. 2025. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36545 | - |
dc.description.abstract | This work develops a proposal for an interactive and dynamic ebook for teaching quadratic functions in high school. The proposal is based on the principles of the use of technology, interactivity, analysis of student performance in large-scale tests and recommendations based on these tests. The work discusses how the ebook was constructed and based on what methodologies it was designed and structured. As a tool for producing interactive teaching material, we use a markup language called PreTeXt, which has the necessary resources to produce interactive materials, integrating tools such as Desmos and GeoGebra. For methodological development, we took into account students’ mistakes and successes in the Paraná Test, recommendations based on PISA results, and official documents such as the BNCC and SAEB Reference Matrices, and we were inspired by Active Methodologies and guided by Bloom’s Taxonomy . With this work we present a teaching proposal for students from a generation born with technology, who do not seem to have much interest in physical books and who are used to interacting with informational content available on the internet. The proposed material is available at: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (click here). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Equações quadráticas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros eletrônicos - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Multímidia interativa | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Equations, Quadratic - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Electronic books - Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Interactive multimedia | pt_BR |
dc.subject | Didatics | pt_BR |
dc.subject | Teaching - Aids and devices | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Proposta de ebook dinâmico e interativo para o ensino de função quadrática | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal of a dynamic and interactive ebook for teaching the quadratic function | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho desenvolve uma proposta de ebook interativo e dinâmico para o ensino de função quadrática para o ensino médio. A proposta é baseada nos princípios do uso de tecnologia, da interatividade, da análise dos desempenhos dos estudantes em testes de larga escala e recomendações baseadas nesses testes. O trabalho discorre sobre a forma como o ebook foi construído e a partir de que metodologias foi idealizado e estruturado. Como ferramenta para produção do material didático interativo, utilizamos uma linguagem de marcação chamada PreTeXt, que tem os recursos necessários para produzir materiais interativos, integrando ferramentas como o Desmos e o GeoGebra. Para o desenvolvimento metodológico, levamos em conta os erros e acertos dos estudantes na Prova Paraná, recomendações baseadas nos resultados do PISA, e documentos oficiais como a BNCC e Matrizes de Referência do SAEB, e fomos inspirados nas Metologias Ativas e direcionados pela Taxonomia de Bloom. Com este trabalho apresentamos uma proposta de ensino para os estudantes de uma geração nascida com a tecnologia, que não parece ter muito interesse em livros físicos e que está acostumada a interagir com o conteúdo informativo disponível na internet. O material proposto está disponível em: https://leonardocosbor.github.io/Fun-o-Quadr-tica/minimal-2.html (clique aqui). | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0005-0544-748X | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0612561848451717 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Adames, Márcio Rostirolla | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-8038-7713 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Adames, Márcio Rostirolla | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-8038-7713 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7544873170099727 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Baez Sanchez, Andres David | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-3456-6761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9044875487251194 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Mesquita, Jaqueline Godoy | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1255-9384 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7249985370010988 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ebookdinamicofuncaoquadratica.pdf | 2,08 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons