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Título: Práticas de gestão do conhecimento no apoio ao processo de especificação de requisitos de software
Título(s) alternativo(s): Practices of knowledge management to support software requirements
Autor(es): Coser, Maria Angela
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Inovações tecnológicas
Software
Knowledge management
Technological innovations
Computer software
Data do documento: 25-Mar-2009
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: COSER, Maria Angela. Práticas de gestão do conhecimento no apoio ao processo de especificação de requisitos de software. 2009. 132 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, 2009.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo principal identificar as práticas de gestão do conhecimento que contribuem para reter o conhecimento técnico gerado em processos de especificação de requisitos de software desenvolvidos sob encomenda para ambientes industriais. Apesar da grande quantidade de pesquisas que procuram entender os processos organizacionais na ótica do conhecimento, existe carência de estudos empíricos sobre a criação do conhecimento em processo de especificação de requisitos de software. Como contribuição teórica, esta pesquisa reúne abordagens dos principais autores ligados a esses processos numa proposição que consolida e estrutura os conceitos em três dimensões: fontes de conhecimento, criação de conhecimento e práticas de gestão do conhecimento identificadas em elicitação de requisitos, técnicas de elicitação e especificação de requisitos de software. Para a parte empírica, desenvolve-se uma pesquisa de campo, exploratória, com uso de questionários, entrevista e análise de documentos. A seleção de empresas foi baseada na análise do cadastro municipal de prestadores de serviços com essa atividade econômica, classificadas como de micro e pequeno porte, e com atuação em ambientes industriais. Constitui-se a amostra deste estudo seis empresas de software de alto valor, que desenvolvem sob encomenda, localizadas em Vitória - ES, e entre essas, vinte e dois respondentes: seis gerentes de projetos e dezesseis engenheiros de software. As entrevistas, semi - estruturadas, foram aplicadas aos gerentes de projetos, enquanto os questionários, de questões fechadas, foram respondidos pelos desenvolvedores. Os resultados obtidos permitiram elucidar a interação entre os processos estudados, as fontes de conhecimento mais utilizadas na especificação de requisitos, as técnicas de elicitação que mais contribuem na criação de conhecimento, e as práticas que mais se relacionam, interagem e se integram à produção de software. Dentre as práticas que mais contribuem em reter conhecimento no processo de especificação de requisitos, destacam-se: melhores práticas, base de conhecimento, normalização e padronização de documentos, memória organizacional, aprendizagem organizacional, narrativas, benchmarking, e educação corporativa. As empresas pesquisadas apresentam iniciativas preliminares para a gestão do conhecimento. Apesar de não poder generalizar esses resultados para outras empresas, é possível confrontá-los com os de pesquisas similares e orientar novas pesquisas. Palavras-chave: Criação de conhecimento. Processo de especificação de requisitos de software. Inovação.
Abstract: The main objective of this research is to identify key practices of knowledge management that contribute to retain the technical knowledge generated in the software requirements in custom-made for industrial environments. Despite the large number of research projects seeking to understand the organizational processes from the perspective of knowledge, there is a lack of empirical studies about the creation of knowledge in the software requirements. As a theoretical contribution, this research brings together approaches by major authors focusing on those processes, in a proposal that consolidates and structures concepts in three dimensions: sources of knowledge, creation of knowledge and practices of knowledge management identified in requirements elicitation, elicitation techniques and requirements specification. For the empirical part, an exploratory field research has been conducted with the use of questionnaires, interviews, and document analysis. The selection of companies was based on the analysis of the municipal record of service providers in this kind of business, micro and small companies acting in industrial environments. The sample consists of six companies of high value custom-made software, located in Vitória-ES, and, among these companies twenty-two respondents: six project managers and sixteen software engineers. The semistructured interviews were applied to project managers, while the close-question questionnaires were answered by developers. The results pointed to the interaction between the processes studied; the sources of knowledge most used in requirement specification; the elicitation techniques that most contribute to the creation of knowledge; and the practices that most concern, interact and integrate the software production. Among the practices that contribute most to retain knowledge in the specification of software requirements, we have: Best Practices, Knowledge Base, Documentation Norms and Standards, Organizational Memory, Organizational Learning, Narratives, Benchmarking, and Corporate Education. The companies surveyed have undertaken preliminary initiatives in knowledge management. Although these findings cannot be generalized to other companies, they may be compared with similar projects and may guide further research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3646
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