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Título: Inversor monofásico com estágio de elevação CC-CC Forward alimentado por bateria automotiva
Autor(es): Granado, Igor Marson
Orientador(es): Costa, Paulo Junior Silva
Palavras-chave: Baterias elétricas
Inversores elétricos
Conversores de corrente elétrica
Electric batteries
Electric inverters
Electric current converters
Data do documento: 24-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Citação: GRANADO, Igor Marson. Inversor monofásico com estágio de elevação CC-CC Forward alimentado por bateria automotiva. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Eletrônica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.
Resumo: Este trabalho apresenta o estudo de um inversor monofásico alimentado por bateria automotiva, tem como incentivo o problema de indisponibilidade da rede elétrica em diversas situações cotidianas. Este inversor de tensão é composto por dois estágios de processamento de energia, o primeiro estágio consiste de um conversor CC-CC forward com isolamento em alta frequência realizando a elevação de tensão, o segundo estágio é representado por um inversor full bridge com uma baixa taxa de distorção harmônica. Para ambos os conversores, foi realizada uma análise qualitativa e quantitativa, assim como exemplos de projeto para facilitar o dimensionamento dos componentes. Por fim, com os componentes escolhidos foi realizada uma simulação utilizando o modelo não ideal dos componentes para métodos de validação, por último é apresentado um exemplo de layout. O projeto possui como especificações, tensão de alimentação de 12V, tensão de saída de 127V eficaz com frequência de 60Hz, e potência média de 300W.
Abstract: This work presents the study of a single-phase inverter powered by automotive battery, has as incentive the problem of unavailability of the power grid in several everyday situations. This voltage inverter is composed of two power processing stages, the first stage consists of a DC-DC converter forward with isolation at high frequency performing the voltage rise, the second stage is represented by an inverter full bridge with a low harmonic distortion rate. For both converters, a qualitative and quantitative analysis was performed, as well as design examples to facilitate the sizing of the components. Finally, with the chosen components a simulation was performed using the non-ideal model of the components for validation methods, lastly a layout example is presented. The design has as specifications, supply voltage of 12V, output voltage of 127V effective with frequency of 60Hz, and average power of 300W.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36414
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