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Título: Produção de soja para consumo humano: uma estratégia de mercado para o pequeno produtor
Autor(es): Camargo, Marcos Ferreira de
Orientador(es): Leite, Magda Lauri Gomes
Palavras-chave: Soja como alimento
Trabalhadores rurais
Custo
Soyfoods
Agricultural laborers
Cost
Data do documento: 21-Fev-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: CAMARGO, Marcos Ferreira de. Produção de soja para consumo humano: uma estratégia de mercado para o pequeno produtor. 2008. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.
Resumo: Especialistas vêm apontando o empobrecimento do pequeno agricultor brasileiro, entretanto, poucas iniciativas têm obtido sucesso sobre o tema, mesmo este sendo de grande importância devido ao potencial agrícola do país e a expressão econômica da agricultura no PIB brasileiro. Este trabalho analisa uma estratégia de mercado, focalizando à soja para consumo humano que possa viabilizar a geração de riqueza para o pequeno produtor paranaense, já que boa parte dos pequenos produtores produz soja em áreas menores que 100 ha., e são marginalizados no mercado de alto volume como é o caso das commoditys. A investigação foi conduzida utilizando como instrumento de análise os princípios da escola francesa, a qual analisa os problemas do agronegócio, partindo do produto final. Segundo a escola francesa, todo esforço de produção é orientado pela demanda desse produto, diferentemente da escola americana em que a análise parte da produção no campo até o consumidor final. A estratégia contempla as transações da empresa com o produtor através de contrato, que define as obrigações e os direitos de ambos. Esse é um processo crítico e importante para fortalecer as relações de negócios. Neste trabalho, a análise do elemento contrato utilizou a teoria dos custos de transação, importante instrumento para esta pesquisa. O trabalho foi desenvolvido através do estudo de caso de uma empresa que percebeu o potencial desse mercado e investiu muitos esforços para transformar expectativas de produtos demandados pelo mercado em realidade. O trabalho analisou os processos desenvolvidos pela empresa, considerando mais crítico a transação da empresa com o produtor, sob a perspectiva da teoria dos custos de transação.
Abstract: Specialists have been noticing the increase of the poverty among the small Brazilian farms, but few actions have succeeded about this business, although this matter is so important owe to the great improvement of Brazilian crop and its powerful performance in the economy of Brazilian PIB. This work analyses a marketing strategy, which the main purpose is the soybean for humam consumption. It also deals with the possibility to produce capital to the small farmers from Pr State, not forgetting, that the most part of them have planted soybean in areas sometimes less than 100 ha, and so they have stayed far from the high volume of the market, for instance, the commodity. This research was prepared according to the French school’s instrument of analysis, that analysis the agribusiness problems, pondering the final product. According to the French School, every effort of production has been led through the dispute of this product, different from the American school that analysis the production from the field to the final consumer. There are contracts in the relationships between the company and the small farmers. These contracts determine the obligations and the rights of both. This is a critical and important process to strengthen the business relations. In This work, the analysis of the contract element has used the cost of transaction theory and it is considered an important instrument for this research. This work has been developed through the study of case from one company that has invested an intensive effort in order to transform the demanded products of the market in a reality. This research has analyzed the processes which were developed by the company, and the most critical one was considered the transaction between the company and the farmers, under the perspective of the cost of transaction theory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3633
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