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Título: Gestão do conhecimento para desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso na agroindústria de carnes de aves no Paraná
Autor(es): Brambilla, Norma
Orientador(es): Carvalho, Hélio Gomes de
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Produtos novos
Agroindústria
Knowledge management
New products
Agricultural industries
Data do documento: 26-Mai-2008
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BRAMBILLA, Norma. Gestão do conhecimento para desenvolvimento de novos produtos: um estudo de caso na agroindústria de carnes de aves no Paraná. 2008. 165 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.
Resumo: O estudo tem por objetivo identificar a contribuição da Gestão do Conhecimento (GC) no desenvolvimento de novos produtos na área de agroindústria de carnes de aves, tendo, para tanto, traçado como objetivos específicos a Identificação dos processos, a verificação das práticas e identificação da relação entre a gestão do conhecimento e o desenvolvimento de novos produtos. O delineamento metodológico da pesquisa contempla o uso de técnicas qualitativas, caracterizando-se como um estudo de caso. Para a obtenção dos dados, foram realizados levantamentos através de fontes bibliográficas, documentos da empresa como relatórios, informativos e site, observação dirigida, assim como aplicação de questionários. O estudo de caso foi conduzido em quatro momentos específicos, nos quais se utilizou de questionários estruturados para coleta de dados, com dois instrumentos distintos um para líderes e gestores e outro para colaboradores. A abordagem teve como amostra 142 funcionários e 06 líderes e gestores de uma unidade industrial de aves e 16 funcionários e 05 líderes de gestores de uma unidade industrial de carnes de carnes de aves, os quais forneceram as informações. Por meio destas foi possível verificar que líderes e gestores compreendem e percebem que a Gestão do Conhecimento tem se tornado eficiente no suporte e aplicação em processos produtivos e desenvolvimento de produtos impulsionando a competitividade e desempenho mercadológico da empresa. Identificou-se que a compreensão e práticas sobre gestão do conhecimento e desenvolvimento de novos produtos estão mais presentes em líderes e gestores, já os colaboradores da área operacional têm menos percepção e domínio sobre estas questões, podendo ser ampliado através da socialização. Relevantes também são os desafios que se apresentam e, dentre eles, cita-se o fortalecimento do processo de formação humana e técnica dos colaboradores, principalmente da unidade de aves, a disseminação dos conceitos em relação à gestão do conhecimento e suas práticas entre os colaboradores para a incorporação das mesmas nos processos e produtos da empresa. Observou-se que o processo de desenvolvimento de novos produtos apresenta-se de maneira segmentada, onde cada setor tem participação em parte do processo e não do todo. Percebeu-se que gestores e colaboradores podem avaliar com maior criticidade a aplicação prática da gestão do conhecimento nos processos produtivos e verificar os resultados, no que tange à criação de novos produtos a partir da Gestão do Conhecimento e das práticas desta, tornando-se estratégico para o desempenho mercadológico do setor.
Abstract: The study has for target to identify the contribution of the Knowledge Management in the new products development of in the kitchen industrial meat, tracing as specific objective: To identify the processes of new products development in the industry; to identify practical of Knowledge Management in the development of new products and To identify the relation enters the Knowledge Management and the development of new products. The considered methodological delineation for this research contemplates the use of qualitative techniques, and is characterized as a case study. For the attainment of the specific data, it was carried out surveys through bibliographical sources and documents of the company, directed comment, as well as questionnaire application. The field research was lead at four distinct moments, in which it was used structuralized questionnaires for data collection, where 136 employees and 06 leaders and managers of the Industrial Unit of Aves and 16 employees and 06 leaders of managers of the Industrial Unit of Carnes, had supplied the information. It was possible to identified that the understanding on management of the knowledge, development of new practical products and of management of the knowledge is understood in a strength way bt the managers, the collaborators of the operational area have minor participation and domain on these questions. The process of development of new products is presented in segmented way, where each sector has a broken up participation. The leaders and managers perceive that the Management of the Knowledge has become efficient in the support and application of the productive processes. Excellent also are the challenges that are presented, amongst them, cites the power of the formation process of the human being and technique of the collaborators, mainly of the UIA, the dissemination of the concepts in relation to the Management of the Knowledge and the practical of KM between the collaborators for the incorporation in the processes and the products of the company. It´s possible to perceive that managers and employees can evaluate in a critical way that the practical application of the knowledge management in the productive processes and to verify the results, that refers to the creation of new products to the Management of the Knowledge and KM practice, become strategically for the marketing performance of the sector.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3631
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