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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36196
Título: | Importância da abordagem política do ensino de língua inglesa em tempos de neoliberalismo |
Título(s) alternativo(s): | The importance of a political approach in english teaching in times of neoliberalism |
Autor(es): | Debacker, Lucas Felipe |
Orientador(es): | Teixeira, Lovania Roehrig |
Palavras-chave: | Neoliberalismo Língua inglesa Imperialismo Base Nacional Comum Curricular Neoliberalism English language Imperialism |
Data do documento: | 18-Jun-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | DEBACKER, Lucas Felipe. Importância da abordagem política do ensino de língua inglesa em tempos de neoliberalismo. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho reflete sobre a relação entre os princípios teóricos neoliberais e o ensino de Língua Inglesa (LI) no Brasil, evidenciando como este se encontra influenciado por aqueles, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018), documento que serve como bússola para a educação brasileira. Particularmente, a reflexão parte da definição do conceito de neoliberalismo, a partir de Safatle, Junior e Dunker (2021) e Dardot e Laval (2014), para analisar se, e de que maneira, ele estaria exercendo influência na BNCC (BRASIL, 2018). A partir disso, nota-se uma aproximação entre as ideias neoliberais e os preceitos colocados como horizonte para o currículo e para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem de LI. Observa-se também que há outras questões adjacentes a isso que precisam ser discutidas, como a própria definição do conceito de capitalismo, imperialismo e de imperialismo linguístico (LENIN, 1999; PHILLIPSON, 1992;). Evidencia-se, dessa forma, que o ensino-aprendizagem de LI, bem como de outros componentes curriculares, não se encontra despido de questões de ordem política e, assim, deve ser encarado criticamente, aspecto que também justifica esta pesquisa. Com relação à metodologia, esta pesquisa tem viés descritivo-analítico e bibliográfico com foco na BNCC (BRASIL, 2018) e na presença de concepções neoliberais especialmente no que se refere ao ensino de LI. A partir disso, conclui-se que o professor responsável pela disciplina de LI age em um campo político, e são feitas reflexões acerca das possibilidades de ação por parte do docente e da importância de uma abordagem politizada do ensino. |
Abstract: | This current piece of work reflects upon the relationship between neoliberal theoretical principles and English teaching In Brazil, showing how it is influenced by them, taking the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018) into account, the document that works as a compass for Brazilian education. Particularly, the reflection starts with the definition of the concept of neoliberalism, by Safatle, Junior and Dunker (2021) and Dardot and Laval (2014), to analyze if, and in what way, it could be exerting influence in the BNCC (BRASIL, 2018). In this endeavor, it is noted proximity between neoliberal ideas and the principles taken as a horizon for the curriculum and for the development of the English teaching-learning process. It is also observed that there are adjacent themes to this that need to be addressed, such as the definition of capitalism, imperialism and linguistic imperialism (LENIN, 1999; PHILLIPSON, 1992;). Thus, it is evident that the English teaching-learning process and other curricular components are not void of political matters and, so, they must be taken critically, an aspect that also justifies this research. When it comes to the methodology, this research focuses on the BNCC (BRASIL, 2018), through descriptive-analytic and bibliographic lenses, and in neoliberal concepts that are especially related to English teaching. From that, it is concluded that the teacher who is responsible for the subject of English acts on political grounds, and reflections about the possible courses of actions and the importance of a political approach in teaching are made. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36196 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
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