Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36175
Título: Mapeamento de competências individuais orientadas ao PGD para cargos de gestão em uma universidade federal do Brasil
Título(s) alternativo(s): Mapping of individual competency oriented to the PGD for management positions at a federal university in Brasil
Autor(es): Garcia, Juliana Menezes Fonseca Isensee
Orientador(es): Zarelli, Paula Regina
Palavras-chave: Competências essenciais
Administração pública
Universidades e faculdades públicas
Servidores públicos
Desempenho - Avaliação
Core competencies
Public administration
Public universities and colleges
Public officers
Performance - Evaluation
Data do documento: 25-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GARCIA, Juliana Menezes Fonseca Isensee. Mapeamento de competências individuais orientadas ao PGD para cargos de gestão em uma universidade federal do Brasil. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.
Resumo: A crescente demanda por serviços públicos eficientes, aliada à necessidade de adequação das competências dos servidores aos objetivos institucionais; assim como a verificação através da literatura do impacto da qualidade de gestores públicos no sucesso institucional justificaram a importância de se mapear competências gerenciais alinhadas ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Assim sendo, com este objetivo geral, foi realizada esta pesquisa que possui abordagem qualitativa, tendo combinado revisão sistemática de literatura e estudo de caso em uma universidade federal do Brasil para o alcance de seus objetivos. No estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 25 gestores (pró-reitores e coordenadores), sendo 9 docentes e 16 técnicos administrativos. Os dados coletados foram analisados através dos resultados do software IRAMUTEQ, seguindo pressupostos do método de Bardin. Como principais resultados, a pesquisa validou o framework adaptado de Barros e Hoffmann (2022), tendo sido identificadas três categorias principais de análise: avaliação do PGD, competências de gestão e objetivos do PGD. As análises revelaram a necessidade de ajustes no framework original, resultando em um novo modelo com 8 grupos de competências: Conhecimento Técnico, Gestão Estratégica, Liderança, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, Tomada de Decisão, Autoconhecimento e Desenvolvimento, Flexibilidade e Adaptabilidade, e Ética. As competências mais evidenciadas nas análises qualitativas foram gestão, conhecimento, comunicação e flexibilidade. Competências como tomada de decisão e liderança, embora bem citadas no contexto de competências importantes para gestores, tiveram menor destaque nos resultados das análises, quando comparadas a termos como “conhecimento” e “gestão”, pois estes foram mencionados em contextos diversos. Outras competências como adaptabilidade, autoconhecimento, desenvolvimento, relacionamento interpessoal e ética, por sua vez, embora menos citadas, foram mantidas no novo framework por sua relevância na literatura e alinhamento aos objetivos do PGD. As competências verificadas no novo framework, neste estudo, estão de acordo com a literatura. A pesquisa identificou que múltiplas competências influenciam simultaneamente diferentes objetivos do PGD, não havendo uma relação linear entre competências específicas e objetivos individuais. Concluiu-se que o mapeamento de competências gerenciais orientadas ao PGD é fundamental como elemento estratégico para implementação efetiva do programa, permitindo identificar as competências que agem no ciclo PGD, contribuindo para consecução dos seus objetivos. Assim, o estudo contribuiu tanto teoricamente, ao validar o modelo adaptado de Barros e Hoffmann e sugerir novo framework para mapeamento de competências; quanto na prática, ao fornecer subsídios para processos de seleção, desenvolvimento e avaliação de gestores no contexto do PGD. Como produto técnico, foi desenvolvido um instrumento de avaliação de competências orientadas ao PGD para cargos de gestão para uma universidade federal do Brasil.
Abstract: The growing demand for efficient public services, combined with the need to adapt civil servants’ competencies to institutional objectives; as well as the verification through literature of the impact of the quality of public managers on institutional success justified the importance of mapping managerial competencies aligned with the Management and Performance Program (PGD). Therefore, with this general objective, this research was carried out using a qualitative approach, combining a systematic literature review and a case study at a federal university in Brazil to achieve its objectives. In the study, semi-structured interviews were carried out with 25 managers (pro-rectors and coordinators), 9 of whom were professors and 16 administrative technicians. The collected data were analyzed using the results of the IRAMUTEQ software, following the assumptions of Bardin’s method. As main results, the research validated the framework adapted from Barros and Hoffmann (2022), with three main categories of analysis being identified: PGD assessment, management competence and PGD objectives. The analyzes revealed the need for adjustments to the original framework, resulting in a new model with 8 groups of competencies: Technical Knowledge, Strategic Management, Leadership, Communication and Interpersonal Relationships, Decision Making, Self-knowledge and Development, Flexibility and Adaptability, and Ethics. The competencies most highlighted in the qualitative analyzes were management, knowledge, communication and flexibility. Competencies such as decision-making and leadership, although well cited in the context of important competencies for managers, were less prominent in the analysis results, when compared to terms such as “knowledge” and “management”, as these were mentioned in different contexts. Other competencies such as adaptability, self-knowledge, development, interpersonal relationships and ethics, in turn, although less mentioned, were maintained in the new framework due to their relevance in the literature and alignment with the PGD objectives. The competencies verified in the new framework in this study are in accordance with the literature. The research identified that multiple competencies simultaneously influence different PGD objectives, with there not being a linear relationship between specific competencies and individual objectives. It was concluded that the mapping of managerial competencies oriented towards the PGD is fundamental as a strategic element for the effective implementation of the program, allowing the identification of the competencies that act in the PGD cycle, contributing to the achievement of its objectives. Thus, the study contributed both theoretically, by validating the adapted model from Barros and Hoffmann and suggesting a new framework for mapping competencies; and in practice, by providing subsidies for processes of selection, development and evaluation of managers in the context of PGD. As a technical product, an instrument for assessing PGD-oriented competencies for management positions was developed for a federal university in Brazil.
Descrição: Acompanha produção técnica: Proposta de instrumento de avaliação de de desempenho de gestores públicos baseado em competências orientadas ao PGD
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36175
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Administração Pública em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
competenciasorientadaspgd.pdf5,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
competenciasorientadaspgd_produto.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons