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Título: Instrumento de avaliação da gestão para centros federais de educação tecnológica utilizando critérios de prêmios da qualidade
Autor(es): Espíndola, Celso da Silva
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Universidades e faculdades
Avaliação educacional
Administração pública - Avaliação
Gestão da qualidade total - Prêmios
Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Brasil)
Universities and colleges
Education - Evaluation
Public administration - Evaluation
Total quality management - Awards
Data do documento: 25-Out-2007
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ESPÍNDOLA, Celso da Silva. Instrumento de avaliação da gestão para centros federais de educação tecnológica utilizando critérios de prêmios da qualidade. 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2007.
Resumo: O ensino superior brasileiro passa por um momento de reformas que consolida uma política educacional para a educação superior. Dentre essas reformas, está o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), desenvolvido para avaliar a educação superior brasileira em 3 (três) modalidades de instrumentos de avaliação, aplicados em diferentes momentos: avaliação das instituições de educação superior; avaliação interna ou auto-avaliação, e avaliação externa; avaliação dos cursos de graduação; e avaliação do desempenho dos estudantes. O presente trabalho desenvolve e aplica um instrumento de avaliação interna da gestão para os Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFETs), utilizando critérios de excelência de prêmios da qualidade, focado nos cursos superiores em tecnologia, com propósito não só de cumprimento das etapas definidas pelo SINAES, mas também a melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional. O instrumento é fundamentado nos princípios da qualidade, associados ao emprego de técnicas estatísticas, cujo objetivo é avaliar internamente a gestão de CEFETs, nas dimensões de processos gerenciais e resultados organizacionais. Para verificar a sua eficiência, o instrumento foi aplicado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFETGO), Unidade de Goiânia. Por se constituir numa primeira experiência de promover a avaliação da gestão institucional, os resultados apresentam enfoques adequados para os requisitos de quase todos os itens, sendo vários deles proativos, disseminados pelas principais áreas, processos, produtos e/ou partes interessadas; uso continuado em quase todas as práticas, com controles atuantes; existem algumas inovações e muitos refinamentos decorrentes do aprendizado; as práticas de gestão são coerentes com as estratégias da organização; existem algumas lacunas do inter-relacionamento entre as práticas de gestão; existem muitas lacunas de cooperação entre áreas e/ou partes interessadas, afetando regularmente a integração; a maioria dos resultados apresenta tendência favorável. O nível atual de maturidade alcançado pela gestão é igual ou superior aos referenciais pertinentes para alguns resultados.
Abstract: The Brazilian higher education is going through a moment of changes that consolidates an educational politics for the upper education. Among those reforms, is the National Evaluation System of Higher Education (SINAES), developed to evaluate the Brazilian higher education in 3 (three) evaluation instrument modalities, applied in different moments: evaluation of the higher institutions education; internal or auto evaluation, and external evaluation; evaluation of the graduation courses; and evaluation of the students performance. The present work develops and applies an instrument of internal evaluation of the management for the Federal Technological Education Centers (CEFETs), utilizing excellence criteria of quality prizes, focused in the higher courses in technology, with purpose of not just the fulfillment of the phases defined by the SINAES, but also the improvement of the academic quality and the institutional development. The instrument is based on the quality principles, associated to the use of statistical techniques, whose objective is to evaluate internally the management of CEFETs, in the dimensions of managerial processes and organizational results. To verify its applicability, the instrument was applied in the Federal Technological Education Center of Goiás (CEFETGO) - Unit of Goiânia. Considering its first experience of promoting the evaluation of the institutional management, the result presents adequate approaches for the requirements of almost all of the items, being several of them proactive disseminated by the main areas, processes, products and/or involved parts; continued use in barely all the practices, with active controls; there are some innovations and many refinements resulting of the training; the practices of management are coherent with the organizational strategies, there are some gaps of the inter-relationship among the management practices; there are many gaps of cooperation between areas and/or involved parts, affecting regularly the integration; the majority of the results presents favorable tendency; the present level of maturity achieved.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3601
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