Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35808
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFloriano, Rafaella Correia-
dc.date.accessioned2025-01-17T18:33:46Z-
dc.date.available2025-01-17T18:33:46Z-
dc.date.issued2024-03-07-
dc.identifier.citationFLORIANO, Rafaella Correia. A relação entre gestão escolar democrática e a qualidade no ensino do Paraná. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35808-
dc.description.abstractThe present work aims to establish some relations that cover the quality in teaching and the issue of democratic management in public schools in the state of Paraná. The objective of this analysis is to research and score about democratic management and its importance within the educational environment. Through this research, we expec that it will be possible to elaborate a relationship between the lack of democratic management, the high numbers of school dropouts and the high illiteracy rates in the schools of Paraná. Making an analysis of the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Bases of education (1996) we can establish constitutionality in the subjects treated in the course of the article. We also hope that it will be possible to reflect on the current Brazilian education, so that in this way we perceive how the process of basic educational expansion has improved over the years, thus helping the scientific community through data and information that are relevant, enabling future more in-depth analyses on the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectGestão da qualidade total na educaçãopt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectTotal quality management in educationpt_BR
dc.titleA relação entre gestão escolar democrática e a qualidade no ensino do Paranápt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between democratic school management and quality in education in Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por intuito estabelecer algumas relações que abrangem a qualidade no ensino e a questão da gestão democrática nas escolas da rede pública do estado do Paraná. O objetivo desta análise é pesquisar e pontuar a respeito da gestão democrática e sua importância dentro do ambiente educacional. Por meio desta pesquisa, espera-se que seja possível elaborar uma relação entre a falta de gestão democrática, os elevados números de evasão escolar e as altas taxas de analfabetismo nas escolas do Paraná. Fazendo uma análise da Constituição Federal e da Lei de Diretrizes e Bases da educação (1996) podemos firmar constitucionalidade nos assuntos tratados no decorrer do artigo. Espera-se também que seja possível fazendo uma reflexão a respeito da educação brasileira atual, para que deste modo perceba-se como o processo de expansão educacional básico se aperfeiçoou com o passar dos anos, deste modo auxiliando a comunidade científica através de dados e informações que sejam relevantes, possibilitando futuramente análises mais aprofundadas sobre o temapt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo Dos-
dc.contributor.referee1Santos, Ricardo dos-
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoescolarqualidade.pdf226,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons