Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35797
Título: A comunicação organizacional na reformulação de identidade em organizações esportivas: um estudo sobre o Athletico Paranaense
Título(s) alternativo(s): The organizational communication in identity reformulation in sports organizations: a study on Athletico Paranaense
Autor(es): Rigamonte, Douglas Lopes
Orientador(es): Catto, Camilo
Palavras-chave: Identidade (Psicologia) e comunicação de massa
Comunicação nas organizações
Comunicação visual
Clubes esportivos
Clube Athlético Paranaense (Clube de futebol)
Identity (Psychology) and mass media
Communication in organizations
Visual communication
Athletic clubs
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: RIGAMONTE, Douglas Lopes. A comunicação organizacional na reformulação de identidade em organizações esportivas: um estudo sobre o Athletico Paranaense. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Organizacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A identidade, até o fim do século XX, não era objeto de estudo para organizações esportivas no relacionamento com seus públicos no Brasil. A gestão dos clubes de futebol se centrava majoritariamente à prática do esporte, condicionando o processo de identificação do indivíduo à atuação dos times em competições. Com o avanço da globalização e o futebol impactando de maneira cada vez mais significativa a economia do país, percebeu-se que as agremiações esportivas poderiam explorar crescimento também a partir das lógicas de mercado. Para isso, os clubes – na condição de organizações que atuam para o consumidor final e necessitam de seus públicos para se manterem ativas – encontraram no aprimoramento de seus processos comunicativos uma forma de aprimorar estes objetivos. É neste contexto em que esta monografia busca compreender como a comunicação organizacional atua no processo de construção de identidade em organizações esportivas por meio de um estudo de caso sobre a reformulação da identidade do Club Athletico Paranaense. Em um viés institucional e mercadológico, busca-se alcançar conhecimentos sobre o papel da comunicação organizacional no contexto da identidade das organizações, bem como analisar sua assertividade em relação à mudança da identidade do Athletico-PR. Os dados, de forma geral, revelam uma percepção favorável do público em relação à mudança da identidade do clube. No entanto, há maior resistência a elementos que não tiveram estratégias de comunicação bem definidas após seu lançamento.
Abstract: Until the end of the 20th century, identity was not a subject of study for sports organizations in their relationships with their audiences in Brazil. The management of football clubs was predominantly centered on the practice of the sport, conditioning the process of individual identification to the teams’ performance in competitions. With the advancement of globalization and football increasingly significantly impacting the country’s economy, it was realized that sports clubs could also explore growth from market logics. To this end, clubs – as organizations that serve the end consumer and need their audiences to remain active – found in the improvement of their communication processes a way to refine these objectives. It is in this context that this monograph seeks to analyze the way in which organizational communication is present in the reformulation of identity in sports organizations, through a case study on Club Athletico Paranaense, which underwent a brand repositioning in 2018. From an institutional and marketing bias, it seeks to gain knowledge about the role of organizational communication in the context of organizations’ identity, as well as to analyze its assertiveness in relation to the change in Athletico-PR’s identity. The data, in general, reveal a favorable perception of the public in relation to the change in the club’s identity. However, there is greater resistance to elements that did not have welldefined communication strategies after their launch.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35797
Aparece nas coleções:CT - Comunicação Organizacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
comunicacaoreformulacaoidentidadeathletico.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons