Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35785
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavitioli, Janiani de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-01-15T10:30:50Z-
dc.date.available2025-01-15T10:30:50Z-
dc.date.issued2024-03-02-
dc.identifier.citationCAVITIOLI, Janiani de Oliveira. A cronobiologia e o processo de aprendizagem. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35785-
dc.description.abstractChronobiology, the study of biological rhythms, has emerged as a significant field of research in addressing the interaction between the body's biological rhythms and various aspects of human life, including education. This bibliographic review aims to synthesize important findings about how chronobiology influences the teaching learning process, particularly focusing on the impact of sleep patterns on the effectiveness and quality of student learning. The teaching-learning process, fundamental for educational evolution, is deeply influenced by biological and environmental factors. Chronobiology, by studying biological rhythms, highlights how the circadian cycle, especially sleep patterns, can optimize or impede learning. Students with regular sleeping patterns tend to have better academic performance, while sleep deprivation can lead to deficits in attention, memory and cognition. Inclusive educational environments recognize and adapt to students' individual needs, considering chronobiological aspects. Biology education, in particular, has the unique opportunity to integrate chronobiology knowledge into its curriculum, providing students with not only theoretical understanding but also practical insights into how their own biological rhythms can affect their learning. Didactic resources can be used to explain and illustrate chronobiological concepts, making the content more accessible and attractive to students. Interactive tools, simulations, and models can be particularly effective in demonstrating the interplay between biological rhythms and learning. In conclusion, chronobiology plays a crucial role in the teaching-learning process. Recognizing and adapting to biological rhythms, especially sleep patterns, can significantly improve the learning environment and optimize students' academic performance. Integrating chronobiology into the curriculum and using appropriate teaching resources can enrich the educational experience and enable students to recognize and respond to their own biological needs.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectRitmos biológicospt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectBiological rhythmspt_BR
dc.titleA cronobiologia e o processo de aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeChronobiology and the learning processpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA cronobiologia, estudo dos ritmos biológicos, tem emergido como um campo de pesquisa significativo ao abordar a interação entre os ritmos biológicos do corpo e diversos aspectos da vida humana, incluindo a educação. Esta revisão bibliográfica, tem como objetivo sintetizar descobertas importantes sobre como a cronobiologia influencia o processo de ensino-aprendizagem, particularmente focando no impacto dos padrões de sono na eficácia e qualidade do aprendizado dos alunos. O processo de ensino-aprendizagem, fundamental para a evolução educacional, é profundamente influenciado por fatores biológicos e ambientais. A cronobiologia, ao estudar os ritmos biológicos, destaca como o ciclo circadiano, especialmente os padrões de sono, pode otimizar ou impedir o aprendizado. Alunos com padrões de sono regulares tendem a ter melhor rendimento acadêmico, enquanto a privação de sono pode levar a déficits de atenção, memória e cognição. Ambientes educacionais inclusivos reconhecem e adaptam-se às necessidades individuais dos alunos, considerando aspectos cronobiológicos. O ensino da Biologia, em particular, tem a oportunidade única de integrar o conhecimento da cronobiologia em seu currículo, proporcionando aos alunos não apenas a compreensão teórica, mas também insights práticos sobre como seus próprios ritmos biológicos podem afetar seu aprendizado. Recursos didáticos podem ser empregados para explicar e ilustrar conceitos cronobiológicos, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos. Ferramentas interativas, simulações e modelos podem ser particularmente eficazes em demonstrar a interação entre ritmos biológicos e aprendizado. Em conclusão, a cronobiologia desempenha um papel crucial no processo de ensino-aprendizagem. Reconhecer e adaptar-se aos ritmos biológicos, especialmente os padrões de sono, pode melhorar significativamente o ambiente de aprendizagem e otimizar o rendimento acadêmico dos alunos. A integração da cronobiologia no currículo e o uso de recursos didáticos apropriados podem enriquecer a experiência educacional e capacitar os alunos a reconhecer e responder às suas próprias necessidades biológicas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee1Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de-
dc.contributor.referee2Fernandes, Adriano Hidalgo-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cronobiologiaprocessoaprendizagem.pdf345,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons