Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Debora Regina da-
dc.date.accessioned2024-12-12T19:20:49Z-
dc.date.available2024-12-12T19:20:49Z-
dc.date.issued2024-11-09-
dc.identifier.citationROCHA, Debora Regina da. Roteiro de leitura como recurso potencial para o estudo da obra "O Castelo dos Cárpatos, de Júlio Verne". 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/35617-
dc.descriptionAcompanha produto educacional "Roteiro para o estudo da obra 'O Castelo dos Cárpatos de Júlio Verne'"pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to point out a way to better understand a literary work 3 The Carpathian Castle, by Jules Verne 3 through a literary reading script, which helps and stimulates, through extra-plot information, the development of knowledge and practice of an interdisciplinary vision which, in this case, is a science. In this way, a path is provided for the teacher to take with his students to experience a teaching/learning experience that allows them not only to understand the work, but also leads them to relate it with other areas of knowledge, in the specific case: linking literature with science, seeking to develop a taste for reading and reflection so that they become constant and not just linked to a single event such as the entrance exam. Regarding the approach, this work is configured as a qualitative study; in relation to the objective, it is descriptive and in relation to the procedures, it is classified as participant observation. To create the research corpus, we used: questionnaires, mind maps and field diaries. Our results allow us to infer that the work planned and carried out based on the students' prior knowledge provided conditions developed so that the diffuse knowledge presented at the beginning gave way to more cognitively structured knowledge. It is also possible to conclude that the reading script produced constitutes a potentially significant resource for reading and understanding a literary work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.ptpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectDevelopment readingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.titleRoteiro de leitura como recurso potencial para o estudo da obra “O Castelo dos Cárpatos, de Júlio Verne”pt_BR
dc.title.alternativeReading itinerary as a potential resource for studying the work “The Carpathian Castle, by Jule Verne”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa apontar um caminho da melhor compreensão de uma obra literária 3 O Castelo dos Cárpatos, de Júlio Verne 3 por meio de um roteiro de leitura literária, que auxilie e estimule, mediante informações extra enredo, o desenvolvimento do conhecimento e da prática de uma visão interdisciplinar que, neste caso, é a ciência. Propicia-se, dessa forma, um caminho para o professor levar, juntamente com ele, seus alunos a vivenciarem uma experiência de ensino/aprendizagem que lhes possibilite não somente a compreensão da obra, mas também os leve a relacioná-la com as outras áreas do conhecimento, no caso específico: ligar a literatura juntamente à ciência, procurando desenvolver o gosto pela leitura e pela reflexão para que estes se tornem constantes e não apenas atrelados a um único evento como é o vestibular. Com relação à abordagem, este trabalho configura-se como um estudo qualitativo; com relação ao objetivo é do tipo descritivo e, com relação aos procedimentos, é classificado como observação participante. Para a constituição do corpus da pesquisa utilizamos questionários, mapas mentais e diário de campo. Nossos resultados permitem inferir que o trabalho planejado e realizado, a partir dos conhecimentos prévios dos estudantes, proporcionou condições favoráveis para que o conhecimento difuso apresentado no início desse lugar a um conhecimento mais estruturado cognitivamente. Também é possível concluir que o roteiro de leitura produzido se constitui como um recurso potencialmente significativo para a leitura e entendimento de uma obra literária.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0385-0735pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3375115416438650pt_BR
dc.contributor.advisor1Menon, Mauricio Cesar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee1Menon, Mauricio Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0277021640443026pt_BR
dc.contributor.referee2Polato, Adriana Delmira Mendes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0099891414348765pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, Alex Sandro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0782829947685005pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roteiroestudorecursopotencial.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roteiroestudocastelocarpatos_produto.pdf496,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons